Sí­ria ade­re a con­ven­ção con­tra ar­mas quí­mi­cas

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­do

re­da­cao@odi­a­rio.com A Sí­ria se tor­nou um mem­bro ple­no do tra­ta­do glo­bal con­tra ar­mas quí­mi­cas, dis­se on­tem o re­pre­sen­tan­te do país na Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU). A me­di­da ha­via si­do pro­me­ti­da pe­lo go­ver­no do pre­si­den­te sí­rio, Bashar As­sad, co­mo par­te de um acor­do pa­ra evi­tar ata­ques aé­re­os nor­te­a­me­ri­ca­nos.

“Le­gal­men­te fa­lan­do, a Sí­ria se tor­nou, a par­tir de ho­je, um mem­bro ple­no da con­ven­ção (con­tra ar­mas quí­mi­cas)”, dis­se o em­bai­xa­dor sí­rio na ONU Bashar Ja­a­fa­ri a re­pór­te­res em No­va York, após a apre­sen­ta­ção de do­cu­men­tos re­le­van­tes pa­ra a or­ga­ni­za­ção. Se­gun­do Ja­a­fa­ri, As­sad as­si­nou um do­cu­men­to de­cla­ran­do que a “Sí­ria apro­va in­te­grar a con­ven­ção”.

A Sí­ria era um dos se­te paí­ses que não ade­ri­ram à Con­ven­ção de Ar­mas Quí­mi­cas de 1997, que obri­ga os mem­bros a des­truir com­ple­ta­men­te seus es­to­ques.

A ONU con­fir­mou a ade­são da Sí­ria. O por­ta-voz Farhan Haq dis­se que o se­cre­tá­rio-ge­ral da ONU, Ban Ki-mo­on, apro­vou a de­ci­são. “Da­dos os re­cen­tes even­tos, ele (Ban Ki-mo­on) es­pe­ra que as con­ver­sas em Ge­ne­bra le­vem a um rá­pi­do acor­do de qual ca­mi­nho a se­guir, que se­rá apoi­a­do pe­la co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal.”

As­sad dis­se, em en­tre­vis­ta a uma emis­so­ra rus­sa, que vai co­lo­car o ar­se­nal quí­mi­co de seu país sob con­tro­le in­ter­na­ci­o­nal após um mês da as­si­na­tu­ra do acor­do e que, pa­ra is­so, os EUA de­vem pa­rar de ame­a­çar re­a­li­zar uma ação mi­li­tar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.