Ter­ror es­per­to

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - André Bar­cins­ki

Mais uma his­tó­ria de exor­cis­mo e ca­sa as­som­bra­da por es­pí­ri­tos ma­lig­nos es­treia ho­je nos ci­ne­mas . “In­vo­ca­ção do Mal”, di­ri­gi­do por Ja­mes Wan ( “Jo­gos Mor- tais”), é con­ta­do com es­ti­lo, cli­ma e uma boa do­se de hu­mor.

O fil­me é ins­pi­ra­do em um ca­so su­pos­ta­men­te re­al en­vol­ven­do Ed e Lor­rai­ne War­ren, in­ves­ti­ga­do­res es­pe­ci­a­li­za­dos em fenô­me­nos pa­ra­nor­mais e co­nhe­ci­dos pe­lo ca­so de Amity­vil­le, que ge­rou dois fil­mes, al­guns li­vros e mui­tas acu­sa­ções de char­la­ta­nis­mo.

“In­vo­ca­ção do Mal” se pas­sa em 1971. O ca­sal Per­ron -Ca­rolyn (a óti­ma Li­li Tay­lor) e Ro­ger (Ian Li­vings­ton)- se mu­da com as cin­co fi­lhas pe­que­nas pa­ra uma ve­lha man­são à bei­ra de um la­go. A fa­mí­lia não de­mo­ra a per­ce­ber que al­go es­tá er­ra­do com a re­si­dên­cia: pás­sa­ros ca­em mor­tos no jar­dim, ba­ru­lhos de pas­sos são ou­vi­dos à noi­te e to­dos os re­ló­gi­os da ca­sa pa­ram de fun­ci­o­nar na mes­ma ho­ra. Os Per­ron cha­mam Ed (Pa­trick Wil­son) e Lor­rai­ne (Ve­ra Far­mi­ga) pa­ra aju­dar, e o fil­me vi­ra uma as­sus­ta­do­ra ca­ça­da ao demô­nio.

Mui­tos fil­mes do gê­ne­ro co­me­tem o er­ro de em­pi­lhar efei­tos es­pe­ci­ais por to­da a his­tó­ria, o que ti­ra o im­pac­to do clí­max. Mas o diretor Ja­mes Wan mos­tra ta­len­to pa­ra cri­ar um cli­ma de sus­pen­se cres­cen­te com ce­nas sim­ples e bem ar­qui­te­ta­das, in­cluin­do uma uma ino­cen­te brincadeira de ca­bra-ce­ga.

Wan é es­per­to e não ten­ta em­pur­rar o fil­me co­mo uma ex­pe­ri­ên­cia “re­al”, a exem­plo de al­guns fil­mes do gê­ne­ro found fo­o­ta­ge, co­mo “Ati­vi­da­de Pa­ra­nor­mal”. Quem qui­ser acre­di­tar, que acre­di­te.

Di­vul­ga­ção

“In­vo­ca­ção do Mal”, de Ja­mes Wan: sus­pen­se cres­cen­te e sem efei­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.