Ma­rin­gá é con­tra no­vos cri­té­ri­os pa­ra va­gas pri­si­o­nais

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Da Re­da­ção

re­da­cao@odi­a­rio.com Uma co­mi­ti­va de re­pre­sen­tan­tes de en­ti­da­des de Ma­rin­gá vai a Cu­ri­ti­ba nos pró­xi­mos di­as, pa­ra mos­trar à Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Justiça, Ci­da­da­nia e Di­rei­tos Hu­ma­nos por­que não con­cor­da com a no­va po­lí­ti­ca de re­ser­va de va­gas pa­ra pre­sos em­pre­ga­da pe­lo go­ver­no. Os ma­rin­ga­en­ses vão pe­dir a re­vi­são no pro­ces­so de re­ser­va pa­ra de­ten­to do mu­ni­cí­pio e exclusividade da Ca­sa de Cus­tó­di­a­deMa­rin­gá(CCM).

A ida do gru­po à ca­pi­tal foi de­fi­ni­da em uma reu­nião on­tem, na As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al (Acim), com a pre­sen­ça de au­to­ri­da­des po­lí­ti­cas, de se­gu­ran­ça pú­bli­ca e da so­ci­e­da­de ci­vil or­ga­ni­za­da. Foi re­di­gi­do um ofí­cio que se­rá en­tre­gue à se­cre­tá­ria da Justiça, Ma­ria Te­re­za Uil­le Go­mes, pe­din­do a re­vi­são.

A juí­za da Va­ra de Exe­cu­ções Pe­nal (VEP) de Ma­rin­gá, Ja­ne dos San­tos Ra­mos, de­mons­trou pre­o­cu­pa­ção com os no­vos cri­té­ri­os ado­ta­dos pe­la Se­cre­ta­ria da Justiça pa­ra o pre­en­chi­men­to das va­gas de três uni­da­des pri­si­o­nais da ci­da­de, a Ca­sa de Cus­tó­dia, Pe­ni­ten­ciá­ria Es­ta­du­al (PEM) e a Colô­nia Pe­nal In­dus­tri­al de Ma­rin­gá (CPIM).

Des­de que en­trou em fun­ci­o­na­men­to, há cer­ca de 10 di­as, a Cen­tral de Va­gas as­su­miu a co­or­de­na­ção das trans­fe­rên­ci­as de pre­sos no Pa­ra­ná e en­tre as mudanças im­plan­ta­das es­tá a re­ser­va de ape­nas 40% das va­gas pa­ra pre­sos das ci­da­des on­de as uni­da­des pri­si­o­nais es­tão ins­ta­la­das, fi­can­do o res­tan­te aber­to pa­ra de­ten­tos­de­ou­tros­mu­ni­cí­pi­os.

“Em Ma­rin­gá nem mes­mo es­ses 40% es­tão sen­do res­pei­ta­dos. Há uma lis­ta de 20 pre­sos a ser trans­fe­ri­dos pa­ra a CCM na pró­xi­ma se­ma­na e ne­nhum é de Ma­rin­gá. Da­dos os pra­zos le­gais de trans­fe­rên­cia, a pe­ni­ten­ciá­ria só de­ve re­ce­ber um pre­so de Ma­rin­gá da­qui a 3 anos ou até 4 anos”, cal­cu­la a juí­za. Já na lis­ta pa­ra in­gres­so na PEM, não cons­ta ne­nhum pre­so de Ma­rin­gá.

Além de re­tar­dar a de­sa­ti­va­ção da ca­deia pú­bli­ca de Ma­rin­gá, tal me­di­da ele­va o ris­co do pro­ble­ma de su­per­lo­ta­ção na 9ª SDP. De acor­do com a pre­vi­são da juí­za e do de­le­ga­do-che­fe da 9ª Sub­di­vi­são Po­li­ci­al de Ma­rin­gá (SDP), Sér­gio Luiz Bar­ro­so, sem va­gas pa­ra trans­fe­rên­ci­as, a ca­deia po­de che­gar ao fim do ano com mais de 600 pre­sos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.