Ban­cá­ri­os da re­gião apro­vam gre­ve

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - La­ris­sa Ayu­mi Sa­to

la­ris­sa@odi­a­rio.com Os ban­cá­ri­os de Ma­rin­gá e re­gião de­vem en­trar em gre­ve a par­tir da 0h da pró­xi­ma quin­ta-fei­ra (19). A de­ci­são foi apro­va­da pe­la mai­o­ria dos tra­ba­lha­do­res da ca­te­go­ria que com­pa­re­ce­ram à as­sem­bleia ocor­ri­da na noi­te de quin­ta-fei­ra .

Cer­ca de 150 ban­cá­ri­os dos 21 mu­ni­cí­pi­os da re­gião que com­põem a ba­se do sin­di­ca­to par­ti­ci­pa­ram da de­ci­são, se­gun­do es­ti­ma­ti­va do pre­si­den­te Clau­de­cir de Oliveira. “Apro­xi­ma­da­men­te 70% de­les vo­ta­ram pe­la de­fla­gra­ção da gre­ve. Foi uma in­sa­tis­fa­ção ge­ral. En­ten­de­mos que a pro­pos­ta foi uma pro­vo­ca­ção aos ban­cá­ri­os, ha­ja vis­ta que os lu­cros dos seis mai­o­res ban­cos no pri­mei­ro se­mes­tre che­gou a apro­xi­ma­da­men­te R$ 30 bi­lhões. Uma quan­tia es­tra­tos­fé­ri­ca, que mos­tra cres­ci­men­to de 19,8% de ga­nho re­al. Mas a pro­pos­ta aos ban­cá­ri­os é de 0,03%”.

A ba­se do sin­di­ca­to in­clui Ma­rin­gá e 20 mu­ni­cí­pi­os da re­gião, com 1.900 ban­cá­ri­os - 1.450 de­les so­men­te em Ma­rin­gá - tra­ba­lhan­do em 136 uni­da­des.

Na quin­ta-fei­ra da se­ma­na pas­sa­da hou­ve a quar­ta ro­da­da de ne­go­ci­a­ção com Fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal dos Ban­cos (Fe­na­ban), e as pro­pos­tas apre­sen­ta­das fo­ram re­jei­ta­das pe­la ca­te­go­ria. O pre­si­den­te do sin­di­ca­to afir­ma que uma as­sem­bleia or­ga­ni­za­ti­va es­tá mar­ca­da pa­ra a quar­ta­fei­ra (18), e se hou­ve no­va pro­pos­ta da Fe­na­ban, se­rá sub­me­ti­da a apre­ci­a­ção da ca­te­go­ria.

Em re­la­ção às ques­tões econô­mi­cas, a Fe­na­ban apre­sen­tou às li­de­ran­ças sin­di­cais dos ban­cá­ri­os pro­pos­ta glo­bal con­ten­do re­a­jus­te sa­la­ri­al de 6,1%, que cor­ri­gi­rá sa­lá­ri­os, pi­sos e be­ne­fí­ci­os. Se­rá man­ti­da a mes­ma fór­mu­la de par­ti­ci­pa­ção nos lu­cros, com cor­re­ção dos va­lo­res fi­xos e de te­tos em 6,1%. Pe­la pro­pos­ta, o pi­so sa­la­ri­al pa­ra ban­cá­ri­os que exer­cem a função de cai­xa pas­sa­rá pa­ra R$ 2.182,36 pa­ra jor­na­das de seis ho­ras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.