TRE cas­sa man­da­to do pre­fei­to de Jan­daia do Sul

En­ten­di­men­to de de­sem­bar­ga­do­res é de que De­jair Va­lé­rio (PTC) foi fa­vo­re­ci­do por isen­ção de im­pos­to da ges­tão Jo­sé Bor­ba; Pu­pio po­de ser em­pos­sa­do nos pró­xi­mos di­as

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com O pre­fei­to de Jan­daia do Sul (a 44 quilô­me­tros de Ma­rin­gá), De­jair Va­lé­rio, o Car­nei­ro da Me­ta­fa (PTC), e o vi­ce, Le­an­dro de Souza Sil­va, o Le­an­dro da Au­to­es­co­la (PSB), ti­ve­ram o man­da­to cas­sa­do pe­lo Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral (TRE). Por seis vo­tos a ze­ro, os de­sem­bar­ga­do­res man­ti­ve­ram a de­ci­são do juiz da 70ª Zo­na Elei­to­ral de Jan­daia, João Gustavo Ro­dri­gues Stol­sis, e o en­ten­di­men­to de que o pre­fei­to foi fa­vo­re­ci­do, nas elei­ções do ano pas­sa­do, pe­lo ex-pre­fei­to Jo­sé Ro­dri­gues Bor­ba.

Pa­ra os de­sem­bar­ga­do­res, a isen­ção do Im­pos­to so­bre Trans­mis­são de Bens In­ter­vi­vos (ITBI) con­ce­di­da a 272 pro­pri­e­tá­ri­os de imó­veis da ci­da­de foi “ca­paz de de­se­qui­li­brar o plei­to e en­se­jar a apli­ca­ção de mul­ta e cas­sa­ção do di­plo­ma dos elei­tos.”

A de­ci­são de­ter­mi­na ain­da a di­plo­ma­ção e posse dos se­gun­dos co­lo­ca­dos nas elei­ções mu­ni­ci­pais, o can­di­da­to a pre­fei­to Be­ne­di­to Jo­sé Pu­pio, o Di­tão (PSC) e do vi­ce Val­de­cir Al­bi­e­ri, o Cir (PDT), que ob­ti­ve­ram 40,08% dos vo­tos vá­li­dos, em 2012.

Car­nei­ro afir­mou que os ad­vo- ga­dos de­le vão in­gres­sar com pe­di­do de no­vo jul­ga­men­to no TREPR, bem co­mo na sus­pen­são da de­ci­são, que de­pen­de da pu­bli­ca­ção do acór­dão pa­ra ser exe­cu­ta­da nos pró­xi­mos di­as. Mes­mo que te­nha de dei­xar a ca­dei­ra de pre­fei­to, Car­nei­ro in­for­mou que vai in­gres­sar com re­cur­so no Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE).

“Es­te be­ne­fí­cio que foi ques­ti­o­na­do foi con­ce­di­do em maio de 2012 e só fui de­fi­ni­do co­mo can­di­da­to em agos­to, quan­do nem sa­bia da exis­tên­cia des­se pro­je­to. Aliás, até ago­ra, es­tes mo­ra­do­res não con­se­gui­ram a es­cri­tu­ra, por cau­sa da fal­ta de pa­ga­men­to do ITBI aos car­tó­ri­os”, des­ta­cou.

O atu­al pre­fei­to ga­ran­tiu es­tar tran­qui­lo com o pro­ces­so elei­to­ral e, se ti­ver que dei­xar a pre­fei­tu­ra, vai “sair de ca­be­ça er­gui­da”. “Se for pa­ra sair ago­ra, es­pe­ro que con­clu­am nos pró­xi­mos três anos os pro­je­tos que co­me­cei a fa­zer nes­tes no­ves me­ses. Se con­se­gui­rem, já se­rá mui­to bom pa­ra a ci­da­de”, de­cla­rou.

Além da cas­sa­ção do pre­fei­to e do vi­ce, o TRE de­ter­mi­nou a apli­ca­ção de mul­ta aos dois, ao ex­pre­fei­to e ao co­mu­ni­ca­dor Car­los Al­ber­to Fa­va­ro, o Chu­pe­ta, por di­vul­ga­ção abu­si­va da ad­mi­nis­tra­ção Bor­ba na rá­dio da ci­da­de.

Can­ta­ga­lo

O pre­fei­to de Can­ta­ga­lo, re­gião Sul do Pa­ra­ná, Ever­son Antô­nio Kon­juns­ki (PSB), e o vi­ce, Vil­son Ro­cha Ribas (PSDB), tam­bém ti­ve­ram o man­da­to cas­sa­do pe­lo TREPR, por acu­sa­ção de com­pra de vo­tos, de­nun­ci­a­da pe­lo Ga­e­co.

Jo­nas Oliveira/ANPr

Car­nei­ro da Me­ta­fa se diz tran­qui­lo e anun­cia que vai re­cor­rer ao TSE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.