ADI pro­mo­ve al­te­ra­ção no es­ta­tu­to

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Da Re­da­ção

re­da­cao@odi­a­rio.com A As­so­ci­a­ção dos Jor­nais Diá­ri­os do In­te­ri­or do Pa­ra­ná (ADI-PR) deu iní­cio ao pro­ces­so pa­ra ob­ten­ção do cer­ti­fi­ca­do de uti­li­da­de pú­bli­ca es­ta­du­al, bus­can­do, as­sim, o reconhecimento de ido­nei­da­de e que reú­ne os re­qui­si­tos pa­ra go­zar da imu­ni­da­de tri­bu­tá­ria na es­fe­ra do Es­ta­do.

O pri­mei­ro pas­so pa­ra o reconhecimento foi da­do, on­tem, quan­do di­re­to­res de jor­nais de di­fe­ren­tes re­giões do Pa­ra­ná se reu­ni­ram na sa­la da Pre­si­dên­cia do jor­nal O Diá­rio, em Ma­rin­gá, pa­ra de­ba­ter e apro­var al­te­ra­ções no es­ta­tu­to da en­ti­da­de. De acor­do com o pre­si­den­te da ADI, Je­daías Pe­rei­ra Bel­ga, co­mo ins­ti­tui­ção sem fins lu­cra­ti­vos, com ex­clu­si­vo in­te­res­se em ser­vir a co­le­ti­vi­da­de e re­pre­sen­tar os jor­nais do in­te­ri­or, a ADI aten­de a to­dos os re­qui­si­tos pa­ra ob­ter o reconhecimento co­mo Uti­li­da- de Pú­bli­ca. “Po­rém, o es­ta­tu­to pre­ci­sa de al­gu­mas ade­qua­ções pa­ra se en­qua­drar nas exi­gên­ci­as le­gais”, ex­pli­cou.

As al­te­ra­ções eram pou­cas e fo­ram apro­va­das, por una­ni­mi­da­de, pe­los di­re­to­res pre­sen­tes à reu­nião. O pró­xi­mo pas­so se­rá or­ga­ni­zar a do­cu­men­ta­ção ne­ces­sá­ria. Se­gun­do o diretor Co­mer­ci­al da ADI, Ri­car­do Ta­ki­gu­ti, no Pa­ra­ná, o reconhecimento de en­ti­da­des co­mo Uti­li­da­de Pú­bli­ca de­pen­de de lei es­ta­du­al apro­va­da na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va e quan­do to­da a do­cu­men­ta­ção es­ti­ver pron­ta se­rá ela­bo­ra­do um pro­je­to de lei, a ser pro­pos­to por um de­pu­ta­do es­ta­du­al. Se apro­va­do, o pro­je­to de­pen­de­rá, so­men­te, da san­ção do go­ver­na­dor pa­ra vi­rar lei.

O diretor-pre­si­den­te do Gru­po O Diá­rio, Fran­klin Vi­ei­ra da Sil­va, que re­cep­ci­o­nou os de­mais di­re­to­res de jor­nais na sa­la de reu­niões da Pre­si­dên- cia, des­ta­cou que a ADI do Pa­ra­ná es­tá ma­du­ra e uni­da e po­de­rá pres­tar um ser­vi­ço mai­or e me­lhor na me­di­da em que vai se so­li­di­fi­can­do co­mo ins­ti­tui­ção re­pre­sen­ta­ti­va. “O reconhecimento co­mo Uti­li­da­de Pú­bli­ca é um pas­so im­por­tan­te e há mui­to tem­po de­se­ja­do pe­los di­re­to­res de jor­nais”, res- sal­tou. “Os jor­nais do in­te­ri­or man­têm ex­pres­si­va cir­cu­la­ção nas prin­ci­pais re­giões pa­ra­na­en­ses e man­têm um numeroso con­tin­gen­te de lei­to­res, por­tan­to pre­ci­sam de uma re­pre­sen­ta­ção for­te”, acres­cen­tou.

Par­ti­ci­pa­ram da reu­nião pa­ra al­te­ra­ções es­ta­tu­tá­ri­as o pre­si­den­te da ADI, Je­daías Bel­ga, diretor do jor­nal Tri­bu­na de Ci­a­nor­te, Nery Jo­sé Tho­mé, da Tri­bu­na do In­te­ri­or, de Cam­po Mou­rão, Frank Sil­va, pre­si­den­te de O Diá­rio, de Ma­rin­gá, Ar­no Kunz­ler, diretor de O Pre­sen­te, de Ma­re­chal Cân­di­do Rondon, o diretor Co­mer­ci­al Ri­car­do Ta­ki­gu­ti e o con­ta­dor da en­ti­da­de, Clau­di­nei de Oliveira.

Dou­glas Mar­çal

Di­re­to­res e as­so­ci­a­dos, du­ran­te reu­nião, que deu pas­so pa­ra a con­quis­ta de cer­ti­fi­ca­do de uti­li­da­de pú­bli­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.