Golf, en­fim, tem pre­ços di­vul­ga­dos

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Jo­sé Antô­nio Le­me Da Agên­cia Es­ta­do

Ber­lim - De­mo­rou, mas a Volkswa­gen lan­çou a sé­ti­ma ge­ra­ção do Golf no Bra­sil. Com um ano de atra­so em re­la­ção à es­treia na Eu­ro­pa e um hi­a­to de du­as ge­ra­ções que nun­ca “pi­sa­ram” no País, o hat­ch es­tá che­gan­do às lo­jas com pre­ço ini­ci­al de R$ 67.990, im­por­ta­do da Ale­ma­nha. O mo­de­lo traz mo­to­res tur­bo 1.4 de 140 cv nas ver­sões High­li­ne e 2.0 de 220 cv na GTI, além de ex­ten­sa lis­ta de itens de sé­rie. En­tre os des­ta­ques há se­te air­bags, freio de es­ta­ci­o­na­men­to elé­tri­co, con­tro­le de es­ta­bi­li­da­de e tração e as­sis­ten­te de par­ti­da em ram­pas.

Pa­ra a High­li­ne, há câm­bio ma­nu­al de seis mar­chas e au­to­ma­ti­za­do com du­pla em­bre­a­gem e se­te ve­lo­ci­da­des. Com ta­be­la a par­tir de R$ 94.990, a op­ção to­po de li­nha, GTI, vem com trans­mis­são au­to­ma­ti­za­da de seis mar­chas. O Golf de quar­ta ge­ra­ção, pro­du­zi­do no Pa­ra­ná, con­ti­nua à ven­da até o fim do ano sem al­te- ra­ção na ta­be­la. Já o no­va­to de­ve ser im­por­ta­do a par­tir de 2014 do Mé­xi­co, por um cur­to pe­río­do. E no fim do pró­xi­mo ano pas­sa a ser na­ci­o­nal.

Fei­to na pla­ta­for­ma MQB, a mes­ma do Au­di A3, o Golf fi­cou 100 qui­los mais le­ve que o an­te­ri­or. A lis­ta de op­ci­o­nais in­clui fa­róis de xenô­nio, sis­te­ma que al­te­ra o com­por­ta­men­to de mo­tor, di­re­ção, câm­bio e ar-con­di­ci­o­na­do, sen­sor de fa­di­ga, te­to so­lar e as­sis­tên­cia em ma­no­bras de es­ta­ci­o­na­men­to. Há ain­da um re­cur­so que fe­cha vi­dros e te­to so­lar e au­men­ta a ten­são dos cin­tos de se­gu­ran­ça se “per­ce­ber” imi­nên­cia de co­li­são.

De acor­do com in­for­ma­ções da Volkswa­gen, em 2014 a ver­são des­ti­na­da ao Bra­sil re­ce­be­rá itens co­mo con­tro­le de ve­lo­ci­da­de de cru­zei­ro adap­ta­ti­vo (ACC) e DLA. Es­te, ao la­do das lu­zes de xenô­nio, per­mi­te que o fa­rol al­to se­ja usa­do sem ofus­car quem tra­fe­ga no sen­ti­do con­trá­rio. O aca­ba­men­to do no­vo Golf é pri­mo­ro­so. O pai­nel é le­ve­men­te vol­ta­do pa­ra o mo­to­ris­ta, in­di­can­do que o fo­co es­tá em quem di­ri­ge. O mo­tor 1.4, que se­rá o car­ro-che­fe da li­nha, ge­ra 25,5 mkgf en­tre 1.500 e 3.500 rpm. Em tre­chos sem li­mi­tes de ve­lo­ci­da­de nas ro­do­vi­as ale­mãs, foi pos­sí­vel ro­dar a 210 km/h sem es­for­ço.

O pro­pul­sor “ca­sa” bem tan­to com a trans­mis­são au­to­má­ti­ca quan­to com a MQ200. Tra­ta-se da mes­ma cai­xa ma­nu­al que, no Bra­sil, é uti­li­za­da em car­ros co­mo Gol e Sa­vei­ro, mas no Golf ga­nhou um con­jun­to de en­gre­na­gens a mais. Em re­la­ção à ver­são vol­ta­da à Eu­ro­pa, a des­ti­na­da ao mer­ca­do bra­si­lei­ro é 15 mm mais al­ta, gra­ças à mudanças em mo­las e amor­te­ce­do­res. A sus­pen­são, aliás, man­tém a car­ro­ce­ria fir­me nas cur­vas, sem in­cli­na­ção ex­ces­si­va. (Vi­a­gem fei­ta a con­vi­te da VW)

Di­vul­ga­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.