DIAADIA

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

Gre­ve

Ban­cá­ri­os do Bra­sil to­do — de Ma­rin­gá e re­gião tam­bém, cla­ro — en­tram em gre­ve a par­tir da pró­xi­ma quin­ta-fei­ra.

Tra­di­ção

To­do ano os ban­cá­ri­os fa­zem uma ou du­as gre­ves.

Lu­cro

Os seis mai­o­res ban­cos ti­ve­ram lu­cro lí­qui­do (com to­das as con­tas pa­gas) de 30 bi­lhões de re­ais no pri­mei­ro se­mes­tre des­se ano.

Ofen­si­vo

E os ban­quei­ros ti­ve­ram a pa­chor­ra de ofe­re­cer só 0,03% de re­a­jus­te sa­la­ri­al aos ban­cá­ri­os — o que é uma ofen­sa.

Hu­mil­des

Mais uma vez quem vai se ra­lar são aque­les que pre­ci­sam dos ban­cos – co­mo pen­si­o­nis­tas, apo­sen­ta­dos e aque­les que são de­mi­ti­dos e pre­ci­sam re­ce­ber o FGTS.

Pois é

Quan­do era de­pu­ta­do fe­de­ral, Lu­la (PT) usa­va a tri­bu­na da Câ­ma­ra para cha­mar ban­quei­ros de su­ga­do­res da na­ção, la­drões do po­vo, ban­di­dos de co­la­ri­nho bran­co.

No­vo ru­mo

De­pois que se ele­geu (re­ce­ben­do ge­ne­ro­sas do­a­ções em di­nhei­ro dos ban­cos para sua cam­pa­nha) Lu­la mu­dou o ru­mo da prosa. Nun­ca mais cri­ti­cou ban­quei­ros.

Qui­e­ta

A pre­si­den­te Dil­ma (PT) tam­bém não cri­ti­ca mais os ban­cos. Quan­do as­su­miu, dis­se que os ju­ros es­ta­vam al­tos, mas de­pois se ca­lou para sem­pre.

Qui­e­tos

Os te­le­jor­nais de mai­or au­di­ên­cia nas re­des de te­le­vi­são (Glo­bo, Re­cord, SBT e Band) são pa­tro­ci­na­dos pe­los ban­cos.

Lei­toa

Lem­bran­do que hoje tem Lei­toa Re­che­a­da na Igre­ja Ca­tó­li­ca de Iva­tu­ba, ao mei­o­dia. Mais de 1.500 pes­so­as são es­pe­ra­das.

Per­to

É um bom pro­gra­ma. De Ma­rin­gá a Iva­tu­ba são 42 km de as­fal­to, me­ta­de em ro­do­via du­pli­ca­da –e com um de­ta­lhe im­por­tan­te: sem o ca­rís­si­mo pe­dá­gio.

Sep­se

A San­ta Ca­sa de Ma­rin­gá está com uma cam­pa­nha para com­ba­ter a Sep­se, que é uma in­fla­ma­ção ge­ne­ra­li­za­da do or­ga­nis­mo con­tra uma in­fec­ção que po­de es­tar lo­ca­li­za­da em qual­quer ór­gão.

Mor­tes

Exis­te uma estimativa de 400 mil ca­sos/ano de Sep­se no Bra­sil, que acar­re­tam em mais de 200 mil óbi­tos.

Re­gião

O pre­fei­to de Ma­ri­al­va, Ed­gar Sil­ves­tre (De­ca), re­ce­be hoje re­pre­sen­tan­tes de mais de 50 mu­ni­cí­pi­os para a gran­de Ca­val­ga­da Ca­mi­nhos da Uva.

Pa­les­tra

Mau­rí­cio Bor­ges, Diniz Ne­to e Lu­cas Santos fi­ze­ram pa­les­tra on­tem em Ci­a­nor­te so­bre “Mar­ke­ting Po­lí­ti­co em Re­des So­ci­ais”.

Se­gu­ran­ça

Dias 27 e 28 pró­xi­mo se­rá re­a­li­za­do o En­con­tro Es­ta­du­al dos Con­se­lhos de Se­gu­ran­ça.

Ci­da­dã

O te­ma se­rá “Cons­truin­do uma Se­gu­ran­ça Ci­da­dã” -- das 8 às 17 ho­ras, no au­di­tó­rio Ma­rio de Mari, no Ci­e­tep, em Curitiba.

O po­vo quer

E o ve­re­a­dor Negrão Sor­ri­so (PP), que é ago­ra tam­bém pa­lha­ço de cir­co, quer al­çar voo mais al­to. Diz que o po­vo o quer co­mo de­pu­ta­do es­ta­du­al.

Bra­sil

Quan­do aca­bar o no­vo jul­ga­men­to dos la­drões que par­ti­ci­pa­ram do es­que­ma do men­sa­lão, os cri­mes que co­me­te­ram es­ta­rão pres­cri­tos. Is­to é Bra­sil!

Úl­ti­ma

Até hoje a Po­lí­cia Ci­vil não des­co­briu quem ma­tou a do­na Dal­va Ru­fi­no, de 82 anos, que em 24 de agos­to foi es­pan­ca­da até à mor­te por la­drões que in­va­di­ram sua ca­sa para rou­bar sua apo­sen­ta­do­ria. Quan­do o fa­to ocor­reu, po­li­ci­ais dis­se­ram que se­ria pri­o­ri­da­de pren­der os as­sas­si­nos. Es­ta­mos de olho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.