Cur­so abor­da lo­te­a­men­tos

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Da Redação su­ple­men­tos@odi­a­rio.com

Da com­pra até o re­gis­tro de um ter­re­no são mui­tas as eta­pas a se­rem su­pe­ra­das. O trâ­mi­te que en­vol­ve os seg­men­tos de en­ge­nha­ria, am­bi­en­tal e do­cu­men­tal se­rá te­ma do cur­so “Lo­te­a­men­to: do in­ves­ti­men­to ao re­gis­tro”, pro­mo­vi­do pe­lo Cen­tro de Trei­na­men­to da As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e Em­pre­sa­ri­al de Ma­rin­gá (Acim), a par- tir des­ta ter­ça-fei­ra até o dia 9 de ou­tu­bro - com au­las às ter­ças e quar­tas-fei­ras. Para mos­trar to­das as fa­ses de cri­a­ção de um lo­te­a­men­to foi es­ca­la­do um ti­me de pro­fis­si­o­nais for­ma­do pe­lo en­ge­nhei­ro ci­vil Djan Leão, pe­la bió­lo­ga Lo­re­na Camila de Li­ma e pe­la téc­ni­ca em edi­fi­ca­ções Mar­cia da Sil­va Dé­rio.

A psi­có­lo­ga or­ga­ni­za­ci­o­nal Va­lé­ria Wil­le­mann pro­põe uma dis­cus­são so­bre co­mo in­se­rir su­ces­so­res fa­mi­li­a­res no am­bi­en­te cor­po­ra­ti­vo no cur­so “Pro­fis­si­o­na­li­za­ção e Su­ces­são em Em­pre­sas Fa­mi­li­a­res”. Du­ran­te os três dias de trei­na­men­to, de se­gun­da a qu­ar­ta-fei­ra, ela vai ex­por con­cei­tos bá­si­cos de go­ver­nan­ça e pla­ne­ja­men­to im­por­tan­tes no pro­ces­so de su­ces­são.

De ter­ça a quin­ta-fei­ra, o es­pe­ci­a­lis­ta Mil­ton Bet­to­ni vai re­ve­lar “Os 10 Há­bi­tos dos Ven­de­do­res Efi­ca­zes”. Du­ran­te o trei­na­men­to, os par­ti­ci­pan­tes se­rão con­du­zi­dos a re­fle­xões so­bre ati­tu­des e há­bi­tos que di­fe­ren­ci­am os pro­fis­si­o­nais de ven­das no mer­ca­do e os le­vam a con­quis­tar re­sul­ta­dos po­si­ti­vos e agre­gar va­lor à sua ima­gem e da empresa. En­tre os pon­tos a se­rem des­ta­ca­dos pe­lo ins­tru­tor es­tão a éti­ca, o com­pro­me­ti­men­to e aber­tu­ra às mu­dan­ças.

Tam­bém nes­ta ter­ça-fei­ra co­me­ça o Pro­gra­ma de De­sen­vol­vi­men­to da Co­mu­ni­ca­ção (PDC), que con­sis­te no apri­mo­ra­men­to, cor­re­ção e ori­en­ta­ção das po­ten­ci­a­li­da­des ex­pres- si­vas do pro­fis­si­o­nal que ne­ces­si­ta fa­lar em público de for­ma se­gu­ra e com­pa­tí­vel com o con­tex­to e o público.

O pro­gra­ma se­rá mi­nis­tra­do por cin­co pro­fis­si­o­nais, sen­do três fo­no­au­dió­lo­gas e dois pro­fes­so­res de Lín­gua Por­tu­gue­sa: Ma­ria Luí­sa Za­pa­ta Leonel, fo­no­au­dió­lo­ga mes­tre em Dis­túr­bi­os da Co­mu­ni­ca­ção; Su­e­len Cos­ta Pau­lo, es­pe­ci­a­lis­ta em Voz e em Mo­tri­ci­da­de Oro­fa­ci­al; He­loí­sa Andréia da Sil­va V. Bruno, fo­no­au­dió­lo­ga es­pe­ci­a­lis­ta em Ana­to­mia e His­to­lo­gia; além dos pro­fes­so­res Antonio Leonel e Pe­dro Zu­mas.

No to­tal se­rão seis au­las (17/9, 1/10, 15/10, 29/10, 12/11 e 26/11), sen­do que par­te do pro­gra­ma se­rá re­a­li­za­do no Ins­ti­tu­to da Voz. Os ins­tru­to­res vão pro­mo­ver dis­cus­sões so­bre os com­por­ta­men­tos ob­ser­va­dos em si mes­mo e no ou­tro e trei­na­men­tos por meio de ex­po­si­ções orais, lei­tu­ras e in­ter­pre­ta­ções de tex­tos com apli­ca­ção prá­ti­ca na co­mu­ni­ca­ção oral.

O Cen­tro de Trei­na­men­to ofe­re­ce ain­da um cur­so pre­pa­ra­tó­rio ao “Exa­me de Su­fi­ci­ên­cia do Con­se­lho Fe­de­ral de Con­ta­bi­li­da­de (CFC)”, ins­ti­tuí­do pe­la Lei 12.249/2010 e pe­la Re­so­lu­ção CFC 1.373/2011, cu­ja cur­so é um dos re­qui­si­tos para re­a­li­zar a pro­va. As au­las se­rão nes­te sá­ba­do e no pró­xi­mo dia 27 com os con­ta­do­res Ro­nal­do Cor­dei­ro e Vil­son Da­vi Cor­rêa da Cruz. Tam­bém fa­zem par­te do ti­me de ins­tru­to­res o pro­fes­sor de Lín­gua Por­tu­gue­sa Luis Cláudio Ra­gi­o­to e o con­ta­bi­lis­ta e eco­no­mis­ta Si­di­nei Sil­vé­rio da Sil­va.

O pro­gra­ma Ca­paz é ou­tra opor­tu­ni­da­de para quem bus­ca qua­li­fi­ca­ção. É di­vi­di­do em dois mó­du­los, com au­las teó­ri­cas e prá­ti­cas so­bre com­por­ta­men­to pro­fis­si­o­nal, além de con­teú­dos téc­ni­cos so­bre o mer­ca­do e sis­te­mas de te­le­co­mu­ni­ca­ção. Após o cur­so o cur­rí­cu­lo do par­ti­ci­pan­te é en­ca­mi­nha­do para empresa da ci­da­de. Para se ins­cre­ver no Ca­paz é pre­ci­so ter mais de 18 anos, ter con­cluí­do o en­si­no mé­dio e ter no­ções de in­for­má­ti­ca.

Ra­fa­el Sil­va

DO IN­VES­TI­MEN­TO AO RE­GIS­TRO Cur­so apre­sen­ta as eta­pas de cri­a­ção de um lo­te­a­men­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.