Lac­tec pro­je­ta in­ves­tir R$ 19 mi em la­bo­ra­tó­rio

Pro­je­to do Ins­ti­tu­to de Tec­no­lo­gia para o De­sen­vol­vi­men­to pre­vê cons­tru­ção de uni­da­de com pa­drão in­ter­na­ci­o­nal para tes­tes de re­sis­tên­cia e re­a­ção ao fo­go

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com O Ins­ti­tu­to de Tec­no­lo­gia para o De­sen­vol­vi­men­to (Lac­tec) tem in­ten­ção de ins­ta­lar em Ma­rin­gá um la­bo­ra­tó­rio com pa­drão in­ter­na­ci­o­nal para tes­tes de re­sis­tên­cia e re­a­ção ao fo­go. O ob­je­ti­vo é aten­der à de­man­da da in­dús­tria da cons­tru­ção ci­vil e nor­mas do Cor­po de Bom­bei­ros.

No País, o ser­vi­ço é re­a­li­za­do ape­nas pe­lo Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sas Tec­no­ló­gi­cas (IPT), em São Pau­lo. “É um mer­ca­do ab­so­lu­ta­men­te es­tran­gu­la­do, sem ca­pa­ci­da­de para aten­der à de­man­da no Bra­sil”, con­si­de­ra o di­re­tor de De­sen­vol­vi­men­to Tec­no­ló­gi­co do Lac­tec,Ney Au­gus­to Nas­ci­men­to.

O pro­je­to ga­nhou for­ça no fi­nal do ano pas­sa­do, quan­do o Lac­tec foi cre­den­ci­a­do pe­la Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal de Ha­bi­ta­ção, do Mi­nis­té­rio das Ci­da­des, co­mo Ins­ti­tui­ção Téc­ni­ca Ava­li­a­do­ra (ITA) para cer­ti­fi­ca­ção de mé­to­dos cons­tru­ti­vos.

Na sede do Lac­tec, em Curitiba, que fun­ci­o­na ao la­do da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Pa­ra­ná (UFPR), já são re­a­li­za­dos tes­tes de re­sis­tên­cia me­câ­ni­ca, de du­ra­bi­li­da­de e de es­tan­quei­da­de - pro­ces­so que ana­li­sa a re­sis­tên­cia dos ma­te­ri­ais pe­ran­te a água. “Nos­sa me­ta é de­sen­vol­ver es­te “É um mer­ca­do ab­so­lu­ta­men­te es­tran­gu­la­do, sem ca­pa­ci­da­de para aten­der à de­man­da no Bra­sil” no­vo la­bo­ra­tó­rio para que pos­sa­mos cum­prir com as nor­mas de de­sem­pe­nho dos mé­to­dos cons­tru­ti­vos e do cor­po de bom­bei­ros. Em Curitiba, não te­mos es­pa­ço para cres­cer, e sur­giu a opor­tu­ni­da­de de in­ves­tir­mos no Tecnoparque de Ma­rin­gá”,con­ta.

O pro­je­to da Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá que pre­vê a do­a­ção de um ter­re­no de 102 mil me­tros qua­dra­dos para o Ins­ti­tu­to foi en­ca­mi­nha­do à Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal e de­ve ser apre­ci­a­do nos pró­xi­mos dias. No pro­to­co­lo de in­ten­ções as­si­na­do com o mu­ni­cí­pio exis­te a pre­vi­são de in­ves­ti­men­to de R$ 19 mi­lhões e cri­a­ção de 15 em­pre­gos di­re­tos.

O in­ves­ti­men­to não con­si­de­ra as pes­qui­sas e o trei­na­men­to dos pro­fis­si­o­nais para atu­ar no la­bo­ra­tó­rio - pro­ce­di­men­tos iniciados pe­lo Lac­tec há cer­ca de 1 ano. “É um ser­vi­ço que exi­ge equi­pa­men­tos ca­ros e so­fis­ti­ca­dos, a mai­o­ria im­por­ta­dos, além dis­so há pre­o­cu­pa­ção com a se­gu­ran­ça e a pre­ven­ção de in­cên­di­os”, re- la­ta Nas­ci­men­to. Ele ex­pli­ca que o la­bo­ra­tó­rio de­man­da um bar­ra­cão com cer­ca de 2 mil me­tros qua­dra­dos, al­tu­ra de 10 me­tros e uma sé­rie de cui­da­dos no ge- ren­ci­a­men­to de re­sí­du­os fu­ma­ça. “Se­rá um am­bi­en­te con­tro­la­do, pois te­re­mos ao me­nos dois for­nos para quei­ma de pa­re­des, por­tas e ou­tros ma­te­ri­ais”, diz.

Ra­fa­el Sil­va

Área do Tecnoparque que po­de­rá re­ce­ber la­bo­ra­tó­rio do Lac­tec

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.