Maia quer co­mis­são para in­ves­ti­gar saú­de

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com A Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá de­ve­rá cri­ar uma Co­mis­são Par­la­men­tar de Inqué­ri­to (CPI) da Saú­de Pú­bli­ca. O pe­di­do de in­ves­ti­ga­ção vai ser apre­sen­ta­do nas pró­xi­mas se­ma­nas, ga­ran- te o pre­si­den­te da Ca­sa, Ulis­ses Maia (PP). Ele acre­di­ta que a in­ves­ti­ga­ção é ne­ces­sá­ria para dar res­pos­tas ao gran­de nú­me­ro de re­cla­ma­ções apre­sen­ta­das pe­la po­pu­la­ção aos ve­re­a­do­res.

“Tem au­men­ta­do e mui­to a quan­ti­da­de de pes­so­as que têm re­cla­ma­do e apre­sen­ta­do até ca­sos de mor­te por es­pe­ra por lei­tos de UTI. Pre­ci­sa­mos in­ves­ti­gar os mo­ti­vos de es­tar­mos nes­ta si­tu­a­ção”, con­si­de­ra.

Maia afir­ma que vai fa­zer o re­que­ri­men­to e que já con­se­guiu as ou­tras qu­a­tro as­si­na­tu­ras ne­ces­sá­ri­as para cri­ar a CPI da Saú­de. Ele pre­ten­dia co­me­çar as in­ves­ti- ga­ções ain­da nes­ta se­ma­na, mas em co­mum acor­do com os ou­tros ve­re­a­do­res de­ci­diu aguar­dar o re­sul­ta­do do tra­ba­lho da Co­mis­são de Es­tu­dos da Saú­de, que foi pa­ra­li­sa­do em ra­zão da CPI do Trans­por­te Público.

“A Co­mis­são de Es­tu­dos da Saú­de vai apre­sen­tar um re­la­tó- rio con­clu­si­vo em 30 dias. Em se­gui­da, va­mos ins­ta­lar a CPI da Saú­de ”, afir­ma.

Se­gun­do o pre­si­den­te, a pre­vi­são é que a CPI da Saú­de se­ja ins­ta­la­da até o dia 28 de ou­tu­bro. “A CPI vi­rá para com­ple­men­tar o tra­ba­lho de le­van­ta­men­to da Co­mis­são de Es­tu­dos da Saú­de, pois uma CPI ga­ran­te po­de­res di­fe­ren­tes de uma co­mis­são de es­tu­dos, que che­ga a um es­tá­gio em que não con­se­gue mais evo­luir. No en­tan­to, nos­so ob­je­ti­vo não é abrir a in­ves­ti­ga­ção na Ca­sa para sair re­pre­en­den­do e sim aju­dar na re­so­lu­ção dos pro­ble­mas”, afir­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.