Ca­so Pu­pin vol­ta à pau­ta de jul­ga­men­tos do TSE

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ro­sân­ge­la Gris

odi­a­rio.com O re­cur­so elei­to­ral da co­li­ga­ção “Ma­rin­gá de To­da Nos­sa Gen­te”, que ques­ti­o­na a can­di­da­tu­ra do pre­fei­to de Ma­rin­gá, Car­los Ro­ber­to Pu­pin (PP), nas elei­ções de 2012, está de vol­ta à pau­ta de jul­ga­men­tos do Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE). A in­clu­são ace­na para a pos­si­bi­li­da­de do ca­so ser jul­ga­do na ses­são de hoje, que con­ta com 95 itens.

Na ses­são do úl­ti­mo dia 15 de agos­to, o pro­ces­so en­trou em dis­cus­são, mas a vo­ta­ção foi sus­pen­sa após o pe­di­do de vis­tas da mi­nis­tra Lau­ri­ta Vaz

A te­se da co­li­ga­ção é que Pu­pin não po­de­ria ter con­cor­ri­do nas elei­ções do ano pas­sa­do, pois ocu­pa­ria hoje o ter­cei­ro man­da­to. A ba­se para o ques­ti­o­na­men­to é o fa­to de Pu­pin, na con­di­ção de vi­ce, ter subs­ti­tuí­do o en­tão pre­fei­to Sil­vio Bar­ros (PP) nos 6 me­ses an­te­ri­o­res às elei­ções de 2008 e 2012. O mi­nis­tro Gilmar Men­des subs­ti­tuiu o mi­nis­tro Dias Tof­fo­li, que afir­mou sua sus­pei­ção. An­tes do pe­di­do de vis­tas de Lau­ri­ta Vaz, Mar­co Au­ré­lio Mel­lo (re­la­tor) e Gilmar Men­des já ha­vi­am apre­sen­ta­do vo­to fa­vo­rá­vel a Pu­pin. Mel­lo afir­mou que se “o pró­prio ti­tu­lar não pre­ci­sa dei­xar a ca­dei­ra para con­cor­rer à re­e­lei­ção, o mes­mo en­fo­que de­ve con­si­de­ra­do em re­la­ção ao vi­ce.” Para ele, “se não hou­ve elei­ção an­te­ri­or para o car­go de pre­fei­to, des­ca­be co­gi­tar de ine­xi­bi­li­da­de do vi­ce que te­nha ape­nas subs­ti­tuí­do o ti­tu­lar”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.