Ca­ça­do­res es­tão na mi­ra da Po­lí­cia Am­bi­en­tal

Mais de dez ar­mas fo­ram apre­en­di­das, du­ran­te ação re­a­li­za­da no fim de se­ma­na. Pe­lo me­nos qu­a­tro pes­so­as aca­ba­ram pre­sas e au­tu­a­das em fla­gran­te

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Le­o­nar­do Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com Uma ope­ra­ção de com­ba­te à pes­ca pre­da­tó­ria, ca­ça e de­mais cri­mes am­bi­en­tais re­sul­tou na apre­en­são de 12 ar­mas de fo­go de di­ver­sos ca­li­bres e cem mu­ni­ções. A ação foi co­or­de­na­da pe­la Po­lí­cia Am­bi­en­tal, em Ma­rin­gá, e ocor­reu em di­ver­sas pro­pri­e­da­des ru­rais da re­gião. Cin­co pes­so­as fo­ram pre­sas.

A pri­mei­ra fis­ca­li­za­ção foi em As­tor­ga (a cin­quen­ta quilô­me­tros de Ma­rin­gá). Em uma ca­sa, os po­li­ci­ais apre­en­de­ram, re­des, tar­ra­fas, pás­sa­ros sil­ves­tres, ma­te­ri­al ex­plo­si­vo usa­do na re­car­ga de mu­ni­ções e três ar­mas de fo­go. Uma pes­soa foi pre­sa e en­ca­mi­nha­da à De­le­ga­cia de Po­lí­cia Ci­vil.

Já em Quar­to Cen­te­ná­rio (a 191 quilô­me­tros de Ma­rin­gá),em uma pro­pri­e­da­de ru­ral, fo­ram apre­en­di­das seis ar­mas de fo­go, den­tre elas, um re­vól­ver ca­li­bre 38, car­re­ga­do. Re­des e ma­te­ri­ais de pes­ca pre­da­tó­ria tam­bém fo­ram re­co­lhi­dos e uma pes­soa aca­bou pre­sa.

Em Itam­bé (a 42 quilô­me­tros de Ma­rin­gá), du­ran­te uma ação tá­ti­ca, du­as pes­so­as fo­ram pre­sas, por ar­ma­ze­na­rem car­ne de ja­va­li e de ta­tu. Uma ar­ma de ca­no lon­go, usa­da para a ca­ça, e ma­te­ri­ais para re­car­ga de mu­ni­ção fo­ram apre­en­di­dos.

Ain­da du­ran­te a ope­ra­ção, pró­xi­mo a Ma­rin­gá, a po­lí­cia apre­en­deu mais du­as ar­mas com um ca­ça­dor que trans­por­ta­va car­ne de ja­va­li e cer­ca de trin­ta qui­los de pei­xe. De acor­do com a po­lí­cia, a ope­ra­ção foi re­a­li­za­da em três dias, do fim de se­ma­na.

Ava­li­a­ção e aler­ta

“É uma ação es­ta­du­al, mas que em nos­sa re­gião, pro­vo­cou um ba­lan­ço po­si­ti­vo. Além das de­nún­ci­as, que mo­ti­va­ram vá­ri­as apre­en­sões, ti­ve­mos o tra­ba­lho dos po­li­ci­ais, que mo­ni­to­ra­vam al­guns sus­pei­tos. Eles são en­vol­vi­dos com a ca­ça. Os ca­li­bre das ar­mas, prin­ci­pal­men­te, as es­pin­gar­das 28 e 36 são mui­to usa­das por ca­ça­do­res”, des­ta­cou o co­man­dan­te da com­pa­nhia da re­gião de Ma­rin­gá, ca­pi­tão Lu­ci­a­no Bus­ki.

To­dos os de­ti­dos le­va­dos para de­le­ga­ci­as da Po­lí­cia Ci­vil da re­gião, além de res­pon­de­rem pe­la pos­se ir­re­gu­lar de ar­ma de fo­go e mu­ni­ções, se­rão in­di­ci­a­dos em cri­mes am­bi­en­tais que acar­re­tam em multas e au­men­to da pe­na de de­ten­ção.

“Va­mos man­ter o tra­ba­lho, diu­tur­na­men­te, em es­tra­das ru­rais para que a gen­te com­ba­ta ou­tros cri­mes tam­bém, co­mo con­tra­ban­do de ci­gar­ros e o por­te ile­gal de ar­ma de fo­go”, adi­an­tou o sub­co­man­dan­te da com­pa­nhia de Ma­rin­gá, te­nen­te Luiz An­dré Mo­rei­ra.

Po­li­cia Mi­li­tar Am­bi­en­tal de Ma­rin­gá

Par­te do ma­te­ri­al apre­en­di­do, na re­gião, du­ran­te o fim de se­ma­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.