Fal­ta es­tru­tu­ra para de­par­ta­men­to

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Uma sa­la pe­que­na, mal ven­ti­la­da e sem sa­ni­tá­rio, com as­so­a­lho ba­lan­çan­do quan­do as pes­so­as ca­mi­nham, pa­re­des com mar­cas de in­fil­tra­ção e mo­fo e te­to to­do man­cha­do por go­tei­ras; ao la­do das du­as úni­cas me­sas, ces­tos chei­os de pa­pel, so­bre as me­sas gran­de quan­ti­da­de de do­cu­men­tos por fal­ta de ar­má­ri­os.

Es­ta é a si­tu­a­ção das ins­ta­la­ções do De­par­ta­men­to de Trân­si­to, em Pai­çan­du, ci­da­de de 38 mil ha­bi­tan­tes na re­gião me­tro­po­li­ta­na de Ma­rin­gá, on­de o ti­tu­lar, o ser­vi­dor Mil­ton Soares da Sil­va, tem que se des­do­brar para dar con­ta de cer­ca de trin­ta pro­ces­sos por dia. Mui­tas ve­zes, ele tem que se au­sen­tar para tra­tar de as­sun­tos na Ci­re­tran de Ma­rin­gá, à qual o de­par­ta­men­to está su­bor­di­na­do, ou mes­mo para ir ao sa­ni­tá­rio no pré­dio da pre­fei­tu­ra, que fi­ca na mes­ma qua­dra. Ul­ti­ma­men­te, pe­lo me­nos ele con­ta com um es­ta­giá­rio para man­ter o es­cri­tó­rio aber­to, quan­do se au­sen­ta. On­tem, às 15 ho­ras Mil­ton e o es­ta­giá­rio Ro­dri­go Garcia ain­da não ha­vi­am al­mo­ça­do por não po­de­rem dei­xar o de­par­ta­men­to so­zi­nho.

“As pes­so­as que vêm aqui fa­lam que as con­di­ções, tan­to para quem tra­ba­lha quan­to para quem pro­cu­ra aten­di­men­to, são pés­si­mas, mas sem­pre foi as­sim”, diz o ti­tu­lar. “O nú­me­ro de pro­ces­sos au­men­ta com o cres­ci­men­to da fro­ta e da pró­pria po­pu­la­ção”, des­ta­ca.

Os des­pa­chan­tes da ci­da­de, que não que­rem se iden­ti­fi­car, lem­bram que o ór­gão de trân­si­to “nun­ca foi tra­ta­do com dig­ni­da­de, ape­sar de seu tra­ba­lho re­sul­tar em uma boa ar­re­ca­da­ção para os co­fres do mu­ni­cí­pio”, co­mo ale­gou um de­les. “Nem to­dos que pre­ci­sam con­se­guem en­trar no De­par­ta­men­to de Trân­si­to, por fal­ta de con­di­ções de aces­si­bi­li­da­de”, dis­se ou­tro des­pa­chan­te, re­fe­rin­do-se ao fa­to de a por­ta de entrada es­tar no al­to de uma es­ca­da e não exis­tir, por exem­plo, ram­pa para ca­dei­ras de ro­das.

“Ape­sar das di­fi­cul­da­des, nem um pro­ces­so se­quer es­ta atra­sa­do”, ga­ran­te Mil­ton Soares. O en­tre­pos­to da Ci­re­tran efe­tua cer­ca de trin­ta pro­ces­sos de em­pla­ca- men­to ou trans­fe­rên­cia de veí­cu­los, por dia. Ou­tros ser­vi­ços co­mo ex­pe­di­ção de car­tei­ras do mo­to­ris­ta são fei­tos em Ma­rin­gá.

Se­gun­do o di­re­tor de Pla­ne­ja­men­to da pre­fei­tu­ra, Márcio da Sil­va, o pre­fei­to Tar­cí­sio Marques dos Reis (PT) tem um pro­je­to para a re­cu­pe­ra­ção das es­tru­tu­ras da mai­o­ria dos ór­gãos li­ga­dos à pre­fei­tu­ra, en­tre eles o De­par­ta­men­to de Trân­si­to.

João Cláudio Fragoso

Pré­dio está em con­di­ções pre­cá­ri­as, mas de­ve ser re­cu­pe­ra­do dentro de pro­je­to ela­bo­ra­do pe­la pre­fei­tu­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.