Pa­ra­ná tri­pli­ca o nú­me­ro de trans­plan­te de ór­gãos

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Agên­cia Es­ta­du­al de No­tí­ci­as

re­da­cao@odi­a­rio.com A fi­la de es­pe­ra por um trans­plan­te no Pa­ra­ná tem si­do re­du­zi­da, sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te, nos úl­ti­mos anos. Gra­ças à re­or­ga­ni­za­ção do sis­te­ma de cap­ta­ção, ao uso da fro­ta área do Es­ta­do para o trans­por­te de ór­gãos, ao em­pe­nho das equi­pes de cap­ta­ção e à cons­ci­en­ti­za­ção da po­pu­la­ção, o nú­me­ro de trans­plan­tes re­a­li­za­dos no Pa­ra­ná, em 2013, é três ve­zes mai­or do que o re­gis­tra­do em 2010.

Os da­dos le­vam em con­ta os trans­plan­tes de co­ra­ção, fí­ga­do, rim e pân­cre­as, fei­tos de ja­nei­ro a agos­to de ca­da ano. Em 2013, já fo­ram re­a­li­za­dos 324 pro­ce­di­men­tos, con­tra 108 do mes­mo pe­río­do de 2010. O cres­ci­men­to é de 200% em qu­a­tro anos.

O tra­ba­lho do go­ver­no pos­si­bi­li­tou que o Pa­ra­ná sal­tas­se de dé­ci­mo para o quar­to lu­gar en­tre os Es­ta­dos com me­lhor de­sem­pe­nho na área de do­a­ção e trans­plan­tes. Atu­al­men­te, a fi­la de es­pe­ra por trans­plan­te de cór­ne­as está ze­ra­da em vá­ri­as re­giões.

O go­ver­na­dor Be­to Ri­cha (PSDB) ex­pli­ca que os bons re­sul­ta­dos são o re­fle­xo de uma mu­dan­ça de con­cei­to, que tor­nou a re­du­ção da fi­la de es­pe­ra por trans­plan­te uma das prin­ci­pais me­tas do Go­ver­no do Es­ta­do.

Uma das me­di­das que pos­si­bi­li­ta­ram es­ses avan­ços é o uso da fro­ta área do go­ver­no do Es­ta­do, que ago­ra de­di­ca cer­ca de 70% de seus vo­os para o ser­vi­ço de trans­por­te de ór­gãos e às equi­pes de re­ti­ra­da e re­mo­ção de pa­ci­en­tes. Des­de 2011, por de­ter­mi­na­ção do go­ver­na­dor, os aviões e he­li­cóp­te­ros do Es­ta­do fi­cam à dis­po­si­ção para si­tu­a­ções de emer­gên­cia.

O au­men­to no nú­me­ro de trans­plan­tes de­ve-se tam­bém à re­es­tru­tu­ra­ção da Cen­tral Es­ta­du­al de Trans­plan­tes do Pa­ra­ná, que de­sen­vol­ve ações edu­ca­ti­vas em hos­pi­tais, jun­to à po­pu­la­ção aos pro­fis­si­o­nais de saú­de. Além dis­so, o Es­ta­do aper­fei­ço­ou o tra­ba­lho das Co­mis­sões de Pro­cu­ra de Ór­gãos e Te­ci­dos para Trans­plan­tes (Co­potts), lo­ca­li­za­das em Lon­dri­na, Ma­rin­gá e Cas­ca­vel.

Es­sas equi­pes são res­pon­sá­veis por pes­qui­sar a exis­tên­cia de po­ten­ci­ais do­a­do­res em hos­pi­tais e ain­da dão su­por­te téc­ni­co e ope­ra­ci­o­nal aos pro­fis­si­o­nais que abor­dam os fa­mi­li­a­res após a mor­te do pa­ci­en­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.