San­tan­der li­de­ra ran­king de re­cla­ma­ções do BC

Ins­ti­tui­ção fi­nan­cei­ra ob­te­ve ín­di­ce de 1,81, que con­si­de­ra as quei­xas pro­ce­den­tes di­vi­di­das pe­la quan­ti­da­de de cli­en­tes mul­ti­pli­ca­da por 100 mil

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Célia Frou­fe

O Ban­co San­tan­der li­de­rou pe­lo sé­ti­mo mês se­gui­do, o ran­king de re­cla­ma­ções do Ban­co Cen­tral (BC), en­tre as ins­ti­tui­ções com mais de 1 mi­lhão de cli­en­tes no País. Além dis­so, du­as ins­ti­tui­ções pú­bli­cas, Ban­co do Bra­sil e Cai­xa Econô­mi­ca Fe­de­ral, pas­sa­ram a fa­zer par­te da lis­ta de cin­co ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras com mais re­gis­tros de quei­xas.

O BC con­si­de­rou que 2.195 re­cla­ma­ções fei­tas con­tra as ins­ti­tui­ções de gran­de por­te no mês pas­sa­do fo­ram pro­ce­den­tes. Em agos­to, o San­tan­der re­gis­trou um ín­di­ce de 1,81, nú­me­ro que con­si­de­ra as re­cla­ma­ções pro­ce­den­tes di­vi­di­das pe­la quan­ti­da­de de cli­en­tes mul­ti­pli­ca­da por 100 mil.

Ape­sar de pu­xar a lis­ta di­vul­ga­da pe­lo BC, o San­tan­der mos­trou re­la­ti­va me­lho­ra no mês pas­sa­do em re­la­ção a seu ín­di­ce de ju­lho, que ti­nha si­do de 2,64. Na sequên­cia do ban­co es­pa­nhol fi­ca­ram HSBC (1,28), Ban­co do Bra­sil (1,18), Itaú (1,1) e Cai­xa Econô­mi­ca Fe­de­ral (0,8). Em ju­lho, atrás do San­tan­der, es­ta­vam Itaú (1,29), Ban­co do Bra­sil (1,21), HSBC (1,00) e Ban­ri­sul (0,82).

As re­cla­ma­ções mais co­muns con­tra as ins­ti­tui­ções que che­ga­ram ao BC fo­ram dé­bi­tos não au­to­ri­za­dos (358), pres­ta­ção do ser­vi­ço con­ta-sa­lá­rio de for­ma ir­re­gu­lar (249), es­cla­re­ci­men­tos in­com­ple­tos ou in­cor­re­tos a res­pei­to da cir­cu­lar 3.289, que tra­ta jus­ta­men­te do Sis­te­ma de Re­gis­tro de De­nún­ci­as, Re­cla­ma­ções e Pe­di­dos de In­for­ma­ções (207), e co­bran­ça ir- re­gu­lar de ta­ri­fas por ser­vi­ços não con­tra­ta­dos (202).

Os nú­me­ros se re­fe­rem ape­nas ao des­cum­pri­men­to de nor­mas do Con­se­lho Mo­ne­tá­rio Na­ci­o­nal (CMN) ou do BC. No ran­king de ins­ti­tui­ções com me­nos de 1 mi­lhão de cli­en­tes, as pri­mei­ras po­si­ções fi­ca­ram com Bon­su­ces­so, BMG, J. Malucelli, BNP Pa­ri­bas e Ban­co Day­co­val. En­tre as ad­mi­nis­tra­do­ras de con­sór­cio, li­de­ram o ran­king Spon­chi­a­do, Sa­ga, Fi­at, Cai­xa Con­sór­ci­os e HSBC Bra­sil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.