Mer­ca­do ele­va pre­vi­são do PIB

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com Ape­sar das in­di­ca­ções de uma tra­je­tó­ria de de­sa­ce­le­ra­ção da eco­no­mia do País, ana­lis­tas de mer­ca­do ain­da ajus­tam as pro­je­ções de cres­ci­men­to do Pro­du­to In­ter­no Bru­to (PIB) nes­te ano, para ci­ma na es­tei­ra do de­sem­pe­nho su­pe­ri­or ao es­pe­ra­do re­gis­tra­do no se­gun­do tri­mes­tre.

A ex­pec­ta­ti­va do mer­ca­do su­biu pe­la ter­cei­ra se­ma­na se­gui­da, se­gun­do bo­le­tim Fo­cus do Ban­co Cen­tral di­vul­ga­do on­tem. A pre­vi­são ago­ra é de um avan­ço de 2,4%, an­te 2,35% na se­ma­na an­te­ri­or.

Ana­lis­tas ou­vi­dos pe­lo Ban­co Cen­tral (BC)) ini­ci­a­ram o ano es­pe­ran­do um cres­ci­men­to su­pe­ri­or a 3%, mas as pro­je­ções co­me­ça­ram a se de­te­ri­o­rar com mais for­ça a par­tir de maio em meio a um ce­ná­rio de in­fla­ção ele­va­da e ju­ros em al­ta.

A ten­dên­cia de que­da se re­ver­teu após a di­vul­ga­ção do PIB do se­gun­do tri­mes­tre, que su­pe­rou as ex­pec­ta­ti­vas. A eco­no­mia cres­ceu 1,5% no pe­río­do pu­xa­da pe­lo bom de­sem­pe­nho da in­dús­tria.

O mer­ca­do mos­tra mais oti­mis­mo em re­la­ção a pro­du­ção in­dus­tri­al: o no­vo da­do (2,12%) é su­pe­ri­or ao in­for­ma­do na se­ma­na an­te­ri­or.

Já a pers­pec­ti­va de in­fla­ção para 2013 per­ma­ne­ceu es­tá­vel em 5,82%. Para 2014, con­tu­do, o ce­ná­rio é de mais pes­si­mis­mo. Hou­ve re­du­ção na ex­pec­ta­ti­va de cres­ci­men­to -está ago­ra em 2,22%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.