Pre­fei­tos que­rem que Ci­de sub­si­die trans­por­te

Re­cur­sos do tri­bu­to se­ri­am re­pas­sa­dos, di­re­ta­men­te, para as pre­fei­tu­ras e se­ri­am in­ves­ti­dos no barateamento da pas­sa­gem do trans­por­te co­le­ti­vo ur­ba­no

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Da Redação

re­da­cao@odi­a­rio.com Pre­fei­tos das mé­di­as e gran­des ci­da­des bra­si­lei­ras rei­vin­di­cam a mu­ni­ci­pa­li­za­ção das re­cei­tas pro­ve­ni­en­tes da Con­tri­bui­ção de In­ter­ven­ção no Do­mí­nio Econô­mi­co (Ci­de). A pro­pos­ta se­rá en­ca­mi­nha­da ao go­ver­no fe­de­ral pe­la Fren­te Na­ci­o­nal dos Pre­fei­tos (FNP). O ob­je­ti­vo é usar os re­cur­sos para fi­nan­ci­ar sub­sí­di­os à ta­ri­fa do trans­por­te público. A ale­ga­ção é que, por se tra­tar de uma re­cei­ta não fis­cal, a Ci­de não pre­ci­sa de uma re­for­ma tri­bu­tá­ria para ser re­pas­sa­da di­re­ta­men­te aos mu­ni­cí­pi­os.

A FNP se ba­seia em um es­tu­do da Fun­da­ção Ge­tú­lio Var­gas, apre­sen­ta­do, re­cen­te­men­te, em um se­mi­ná­rio so­bre mo­bi­li­da­de ur­ba­na. O le­van­ta­men­to apon­ta que um au­men­to de R$ 0,50 no li­tro da ga­so­li­na po­de pro­vo­car, quan­do na for­ma de im­pos­to, uma re­du­ção de R$ 1,20 no pre­ço das pas­sa­gens.

O pre­si­den­te da FNP, Jo­sé For­tu­nat­ti (PDT), pre­fei­to de Por­to Ale­gre (RS), des­car­ta o te­mor de a me­di­da ser in­fla­ci­o­ná­ria. “Os nú­me­ros de­mons­tram que o im­pac­to é de­fla­ci­o­ná­rio. A ta­ri­fa de trans­por­te público pe­sa mais na ces­ta de pro­du­tos dos ín­di­ces de in­fla­ção do que o pre­ço da ga­so­li­na”, des­ta­ca. Ele res­sal­ta que en­tre ou­tras for­mas pos­sí­veis de fi­nan­ci­a­men­to, es­sa traz a van­ta­gem de além de ba­ra­te­ar as pas­sa­gens, ini­bir o uso do car­ro, “me­lho­ran­do a mo­bi­li­da­de, con­tri­buin­do na re­du­ção do im­pac­to am­bi­en­tal e re­fle­tin­do na saú­de das pes­so­as”.

Pe­lo es­tu­do da FGV, ha­ve­rá de­fla­ção de 0,026% na Ci­de fi­nan­ci­an­do a ta­ri­fa. A si­mu­la­ção apon­ta que a mu­dan­ça vai be­ne­fi­ci­ar 78% da po­pu­la­ção, cor­res­pon­den­te aos que ga­nham en­tre um e 12 sa­lá­ri­os mí­ni­mos de ren­da men­sal.

Rei­tup

A FNP tra­ba­lha tam­bém pe­la apro­va­ção do Re­gi­me Es­pe­ci­al de In­cen­ti­vos para o Trans­por­te Co­le­ti­vo (Rei­tup). Apro­va­do na Co­mis­são de As­sun­tos Econô­mi­cos do Se­na­do, em ju­lho, o Rei­tup per­mi­ti­rá que a ta­ri­fa de trans­por­te co­le­ti­vo se­ja in­cluí­da co­mo item da ces­ta bá­si­ca e re­ce­ba as isen­ções tri­bu­tá­ri­as que o go­ver- “A ta­ri­fa de trans­por­te público pe­sa mais na ces­ta de pro­du­tos dos ín­di­ces de in­fla­ção do que o pre­ço da ga­so­li­na” no fe­de­ral tem con­ce­di­do a ou­tros seg­men­tos da eco­no­mia.

Jun­to com os go­ver­na­do­res e téc­ni­cos dos mi­nis­té­ri­os da Fa­zen­da e Pla­ne­ja­men­to, a FNP pre­pa­ra um es­tu­do com­pro­van­do a efi­cá­cia das me­di­das na re­du­ção das ta­ri­fas. For­tu­nat­ti des­ta­ca o apoio da pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff na bus­ca de ca­mi­nhos para re­du­zir o im­pac­to das ta­ri­fas do trans­por­te público na ren­da, es­pe­ci­al­men­te, do tra­ba­lha­dor.

As pro­pos­tas de de­so­ne­ra­ção da ta­ri­fa, lem­bra For­tu­nat­ti, fo­ram apre­sen­ta­das pe­los pre­fei­tos das ca­pi­tais e go­ver­na­do­res à pre­si­den­te Dil­ma, du­ran­te uma reu­nião re­a­li­za­da, em ju­nho, em Brasília. Dil­ma in­cluiu a ques­tão na pau­ta de um pac­to do po­der público ao la­do de ou­tros pon­tos, e co­lo­cou os mi­nis­tros para es­tu­dar as al­ter­na­ti­vas jun­to com os ges­to­res.

De­fe­sa

O pre­fei­to de Ma­rin­gá, Car­los Ro­ber­to Pu­pin (PP), vi­ce-pre­si­den­te da FNP para As­sun­tos da Saú­de, en­ca­be­ça a de­fe­sa da Ci­de no sub­sí­dio da ta­ri­fa jun­to aos ges­to­res pa­ra­na­en­ses. “Em Ma­rin­gá, re­du­zi­mos o va­lor da ta­ri­fa do trans­por­te co­le­ti­vo ur­ba­no e in­te­gra­mos a ta­ri­fa me­tro­po­li­ta­na com as de­so­ne­ra­ções apro­va­das pe­lo mu­ni­cí­pio, Es­ta­do e pe­la União. Com a Ci­de, te­re­mos co­mo am­pli­ar es­ses be­ne­fí­ci­os dentro das ex­pec­ta­ti­vas dos usuá­ri­os”, afir­ma.

Pu­pin lem­bra que a isen­ção do PIS/Co­fins pe­lo go­ver­no Fe­de­ral, do ICMS es­ta­du­al so­bre o com­bus­tí­vel dos co­le­ti­vos e do ISS so­bre o ser­vi­ço de trans­por­te ur­ba­no, por meio de pro­je­to do mu­ni­cí­pio apro­va­do pe­la Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal, ga­ran­tiu a re- du­ção de dez cen­ta­vos na ta­ri­fa lo­cal e de 50% na in­te­gra­ção me­tro­po­li­ta­na. “O ide­al se­ria me­lho­rar ain­da mais o pre­ço da ta­ri­fa para o usuá­rio, o que se­rá viá­vel com as pro­pos­tas de­fen­di­as pe­la Fren­te”, fri­sa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.