Ati­ra­dor ma­ta ao me­nos 12 pes­so­as nos EUA

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Jo­a­na Cu­nha

Pe­lo me­nos 12 pes­so­as mor­re­ram e de­ze­nas fi­ca­ram fe­ri­das por ação de um ati­ra­dor, on­tem, em uma ba­se que ser­ve ao co­man­do da Ma­ri­nha em Washing­ton, ca­pi­tal dos EUA. Após ma­tar as pes­so­as, o ho­mem, iden­ti­fi­ca­do co­mo Aa­ron Ale­xis, 34 anos, foi atin­gi­do e mor­to pe­la po­lí­cia.

Ale­xis foi pres­ta­dor de ser­vi­ços para a Ma­ri­nha no pas­sa­do, mas os mo­ti­vos para co­me­ter o mas­sa­cre não es­tão cla­ros. A prin­cí­pio, é re­mo­ta a chan­ce de se tra­tar de ter­ro­ris­mo is­lâ­mi­co.

Fo­co do aten­ta­do, o Washing­ton Navy Yard abri­ga cer­ca de 3.000 fun­ci­o­ná­ri­os da Ma­ri­nha, a mai­o­ria pes­so­al ad­mi­nis­tra­ti­vo. Fi­ca a poucos quilô­me­tros do Ca­pi­tó­lio (Con­gres­so) e da Ca­sa Bran­ca. A ba­se tam­bém é pró­xi­ma do ae­ro­por­to in­ter­na­ci­o­nal Ro­nald Re­a­gan, que fi­cou fe­cha­do por mais de uma ho­ra por ques­tão de se­gu­ran­ça.

O ati­ra­dor mor­to foi iden­ti­fi­ca­do pe­la im­pres­são di­gi­tal. Ele mo­ra­va na ci­da­de de Fort Worth, no Te­xas. Ele car­re­ga­va um fu­zil AR-15, uma pis­to­la se­mi­au­to­má­ti­ca e uma es­pin­gar­da. Ele en­trou no lo­cal de ma­nhã, ho­ra de gran­de mo­vi­men­to. Nas­ci­do em No­va Ior­que, ele tra­ba­lhou para a Ma­ri­nha en­tre 2007 e 2011.

O pre­si­den­te Ba­rack Obama clas­si­fi­cou o ato co­mo co­var­de e fa­lou que as ví­ti­mas en­vol­vi­das “sa­bi­am das ame­a­ças ex­ter­nas, mas não es­pe­ra­vam que ti­po de vi­o­lên­cia en­con­tra­ri­am dentro do pró­prio país”.

Três fe­ri­dos gra­ves (um po­li­ci­al e du­as mu­lhe­res) fo­ram le­va­dos ao hos­pi­tal Washing­ton Me­di­cal Cen­ter. Para en­trar no pré­dio da Ma­ri­nha, é pre­ci­so ape­nas apre­sen­tar iden­ti­fi­ca­ção e não há de­tec­tor de me­tais.

Apre­en­são

O aten­ta­do co­lo­cou a ca­pi­tal ame­ri­ca­na em aler­ta, me­nos de uma se­ma­na após o ani­ver­sá­rio dos ata­ques de 11 de setembro de 2001.

Na sex­ta-fei­ra pas­sa­da, o egíp­cio Ay­man al-Zawahi­ri, líder da or­ga­ni­za­ção ter­ro­ris­ta Al Qa­e­da, pe­diu que seus se­gui­do­res re­a­li­zas­sem ata­ques de pe­que­na es­ca­la dentro dos EUA para for­çar uma ele­va­ção dos gas­tos com se­gu­ran­ça e “san­grar eco­no­mi­ca­men­te” o país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.