No­va em­bai­xa­do­ra che­ga ao País

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Flá­via Foreque

A no­va em­bai­xa­do­ra dos Es­ta­dos Uni­dos no Bra­sil, Li­li­a­na Ayal­de, 57 anos, de­sem­bar­cou, on­tem, em Brasília com um dis­cur­so de oti­mis­mo, ape­sar do mo­men­to de cri­se nas re­la­ções bi­la­te­rais. Ela che­ga ao País em meio às de­nún­ci­as de es­pi­o­na­gem das co­mu­ni­ca­ções da pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff e da Pe­tro­bras pe­la Agên­cia de Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal dos EUA.

“Es­te é um tem­po im­por­tan­te em nos­sas re­la­ções, cheio de opor­tu­ni­da­des e pos­si­bi­li­da­des. Jun­tos, es­tou cer­ta que po­de­mos ex­pan­dir e apro­fun­dar os mui­tos la­ços que exis­tem en­tre nos­sas du­as gran­des na­ções”, dis­se, em por­tu­guês flu­en­te, ao la­do do ma­ri­do e das du­as fi­lhas do ca­sal.

Ques­ti­o­na­da so­bre as de­nún­ci­as de es­pi­o­na­gem e o pos­sí­vel can­ce­la­men­to da vi­si­ta de Es­ta­do da pre­si­den­te Dil­ma aos EUA, Ayal­de não se ma­ni­fes­tou. Ela pre­fe­riu di­zer que a fa­mí­lia está “mui­to an­si­o­sa” em po­der co­nhe­cer a di­ver­si­da­de e cul­tu­ra do país. “Nos pró­xi­mos anos, es­pe­ro en­ga­jar com o po­vo e o go­ver­no do Bra­sil para cons­truir uma par­ce­ria es­tra­té­gi­ca mais for­te para o sé­cu­lo 21”, dis­se.

A ex­pec­ta­ti­va é que Ayal­de en­tre­gue as cre­den­ci­ais à pre­si­den­te Dil­ma ain­da nes­ta se­ma­na - úl­ti­ma for­ma­li­da­de para ela as­su­mir a fun­ção. Em ju­nho, o Ita­ma­raty con­fir­mou ter con­ce­di­do a au­to­ri­za­ção ne­ces­sá­ria para a tro­ca de em­bai­xa­do­res a Ayal­de.

No iní­cio de agos­to, o Se­na­do ame­ri­ca­no con­fir­mou o no­me da di­plo­ma­ta co­mo no­va em­bai­xa­do­ra no Bra­sil. Ela as­su­me o lu­gar de Tho­mas Shan­non, no car­go des­de fe­ve­rei­ro de 2010, que ago­ra se­rá as­ses­sor es­pe­ci­al do se­cre­tá­rio de Es­ta­do ame­ri­ca­no, John Ker­ry.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.