Ta­ri­fa me­nor atrai mais pas­sa­gei­ros

O Diario do Norte do Parana - - GERAL -

O pre­si­den­te da Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Mu­ni­cí­pi­os (CNM), Pau­lo Ziul­kos­ki, de­fen­de que a re­nún­cia fis­cal não po­de ser a úni­ca op­ção para so­lu­ci­o­nar o pro­ble­ma do va­lor da ta­ri­fa. Na opi­nião de­le, se­rá ne­ces­sá­ria a cri­a­ção de no­va fon­te de cus­teio, além do que as isen­ções para al­guns usuá­ri­os não po­dem ser cus­te­a­das pe­los de­mais. “As isen­ções de tri­bu­tos co­mo vem sen­do fei­to vão im­pac­tar as fi­nan­ças es­ta­du­ais e mu­ni­ci­pais”, aler­ta.

Ziul­kos­ki tam­bém de­cla­ra que a dis­cus­são da ta­ri­fa não po­de se dar de for­ma iso­la­da, mas in­se­ri­da no con­cei­to de mo­bi­li­da­de, de­sen­vol­vi­men­to e pla­ne­ja­men­to ur­ba­no. “Igual a ou­tras pro­pos­tas, es­ta anun­cia sub­sí­dio à ta­ri­fa, por meio de re­nún­cia fis­cal, mas não men­ci­o­na fon­te no­va de cus­teio ao trans­por­te público de for­ma a ga­ran­tir o be­ne­fí­cio a mé­di­o­e­lon­go­pra­zo”, ilus­tra.

O ve­re­a­dor Lu­ci­a­no Brito (PSB), pre­si­den­te da CPI do Trans­por­te Co­le­ti­vo, da Câ­ma­ra de Ma­rin­gá, en­ten­de que o po­der público tem que bus­car saí­das para in­cen­ti­var o uso do trans­por­te co­le­ti­vo. Ele ci­ta os es­tu­dos apre­sen­ta­dos na CPI pe­los téc­ni­cos da Lo­gi­trans, que de­mons­tra­ram que ta­ri­fas me­no­res são atra­ti­vos con­cre­tos para au­men­tar a quan­ti­da­de de usuá­ri­os do sis­te­ma.

O pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção dos Mu­ni­cí­pi­os do Pa­ra­ná (AMP), Luiz Lá­za­ro Sor­vos (PDT), pre­fei­to de No­va Olím­pia (a 166 quilô­me­tros de Ma­rin­gá), tam­bém co­lo­cou a en­ti­da­de em de­fe­sa das pro­pos­tas de sub­sí­dio ao trans­por­te público. “Mes­mo nas mé­di­as ci­da­des a mo­bi­li­da­de ur­ba­na está pre­ju­di­ca­da pe­lo ex­ces­so de veí­cu­los e a fal­ta de es­tru­tu­ra do trans­por­te co­le­ti­vo. Es­ta­mos nes­ta lu­ta com as de­mais en­ti­da­des, pre­fei­tos e go­ver­na­do­res para cri­ar­mos me­ca­nis­mos de in­ven­ti­vo ao trans­por­te­pú­bli­co”, fri­sa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.