Vas­caí­nos de Ma­rin­gá co­me­mo­ram dois anos

O Diario do Norte do Parana - - ESPORTES -

No úl­ti­mo do­min­go, um grupo de 50 vas­caí­nos de Ma­rin­gá se reu­niu em um bar no Jar­dim Li­ber­da­de para co­me­mo­rar os dois anos de fun­da­ção do grupo.“Es­ta­mos sem­pre jun­tos, mes­mo quan­do a fa­se não é das me­lho­res”, brin­ca um dos or­ga­ni­za­do­res, Jo­sé Mo­rei­ra de Sou­za. A ami­za­de co­me­çou pe­la in­ter­net, por meio de um grupo no Fa­ce­bo­ok, que hoje pos­sui mais de 110 par­ti­ci­pan­tes.

“Quan­do cri­ei o grupo, as pes­so­as brin­ca­vam que eu não con­se­gui­ria en­cher uma Kom­bi com os vas­caí­nos de Ma­rin­gá. Hoje ve­jo que já dá uns três ôni­bus”, diz uma das fun­da­do­ras do grupo, a den­tis­ta San­dra Be­a­triz Pin­to Sil­va.

San­dra, que nas­ceu em Vol­ta Re­don­da (RJ), mo­ra em Ma­rin­gá há cin­co anos. Ela con­ta que mui­tos dos par­ti­ci­pan­tes do grupo vi­e­ram do Rio, mas há tam­bém os ma­rin­ga­en­ses, que vi­ra­ram tor­ce­do­res por con­ta da his­tó­ria do ti­me. “O Vas­co tem mais de 100 anos, foi o pri­mei­ro ti­me a in­cluir jo­ga­do­res ne­gros nos clu­bes, além da be­la tra­je­tó­ria no fu­te­bol”, opi­na. Uma das ca­rac­te­rís­ti­cas do grupo é o am­bi­en­te fa­mi­li­ar. “Não vem só os ho­mens, mas tam­bém as es­po­sas, na­mo­ra­das, fi­lhos, ir­mãos. Nos­sa in­ten­ção não é ser uma tor­ci­da or­ga­ni­za­da, da­que­las que cau­sam con­fu­são, e sim uma gran­de fa­mí­lia”, res­sal­ta Mo­rei­ra.

O su­per­vi­sor de se­gu­ran­ça Cláudio Jo­sé de Sou­za, cos­tu­ma le­var a es­po­sa e os três fi­lhos para as­sis­ti­rem aos jo­gos com o grupo. “Ver as par­ti­das com o grupo é mais emo­ci­o­nan­te, e o co­mo o am­bi­en­te é tran­qui­lo, aca­ba sen­do um pro­gra­ma para to­da a fa­mí­lia”. Ele con­ta que as bri­gas só são co­mum em ca­sa, uma vez que a es­poa, Fernanda, é fla­men­guis­ta.

A tar­de não foi de to­do fe­liz pois na te­la o ti­me cruz­mal­ti­no per­deu em ca­sa de 2 a 0 para o São Pau­lo e caiu para a 17ª po­si­ção, zo­na de re­bai­xa­men­to. Mas há em to­dos a con­fri­na­ça de re­a­ção. O grupo ago­ra está or­ga­ni­zan­do ex­cur­sões para as­sis­ti­rem jo­gos do Vas­co. Os in­te­res­sa­dos em par­ti­ci­par po­dem pro­cu­rar pe­la co­mu­ni­da­de “Vas­co da Gama Ma­rin­gá”, no Fa­ce­bo­ok. “Mas só acei­ta­mos vas­caí­nos de co­ra­ção. Tem que ves­tir a ca­mi­sa para ser acei­to”, aler­ta Mo­rei­ra.

Ru­bia Pi­men­ta

Fa­mi­li­a­res e ami­gos se reú­nem para as­sis­tir jo­gos do ti­me ca­ri­o­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.