Uma ga­ro­ta de fu­tu­ro

LAN­ÇA­MEN­TO APOS­TA Des­co­ber­ta em pro­je­to so­ci­al de Sarandi, ma­rin­ga­en­se Mi­le­na Pe­go­ra­ro, 14 anos, lan­ça EP na in­ter­net shows; es­ti­lo ain­da está aber­to e se pre­pa­ra para gra­va­ções e

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com Uma voz do­ce, um vi­o­lão e um jei­to aca­nha­do de mos­trar o tim­bre mar­can­te que tem. É des­sa for­ma que a es­tu­dan­te de 14 anos Mi­le­na Pe­go­ra­ro dá os pri­mei­ros pas­sos na car­rei­ra de can­to­ra. In­flu­en­ci­a­da mu­si­cal­men­te pe­la can­to­ra Pau­la Fer­nan­des, o tre­cho da mú­si­ca “Jei­to de Ma­to”, da mi­nei­ra, se en­cai­xa­ria bem para nar­rar o ta­len­to no­tó­rio de Mi­le­na. “Sim, dos teus pés na ter­ra nas­cem flo­res/ A tua voz ma­cia apla­ca as do­res/ E es­pa­lha co­res vi­vas pe­lo ar”. Es­te mês ela di­vul­gou na in­ter­net seu pri­mei­ro EP, com três can­ções – uma re­gra­va­ção da coun­try nor­te-ame­ri­ca­na Tay­lor Swift e du­as au­to­rais.

A von­ta­de de gra­var em es­tú­dio sur­giu no iní­cio des­te ano, a ideia foi ama­du­re­cen­do e ago­ra, além da di­vul­ga­ção das can­ções, a es­tu­dan­te tem no­vos ma­te­ri­ais na man­ga, que de­vem ser gra­va­dos até o fi­nal do ano. O pe­río­do é de mui­to tra­ba­lho com di­vul­ga­ção para en­tão co­me­çar a agen­dar as pri­mei­ras apre­sen­ta­ções para o público – sua pla­teia tem si­do for­ma­da de es­pec­ta­do­res de pro­gra­mas de ca­lou­ros re­gi­o­nais, a pró­pria fa­mí­lia e os alu­nos do pro­je­to so­ci­al Mú­si­ca e Ação pe­la Ci­da­da­nia, de Sarandi, do qual par­ti­ci­pou.

Mi­le­na can­ta des­de cri­an­ça. A mãe Lu­ci­a­ne Qui­ri­no Pe­go­ra­ro, 38, lem­bra que, com seis anos de ida­de, a me­ni­na su­biu no te­lha­do de ca­sa para imi­tar um cli­pe da can­to­ra pop nor­te-ame­ri­ca­na Brit­ney Spe­ars. Sus­to cer­to, mas que já in­di­ca­va a que­da (sem tro­ca­di­lho) ar­tís­ti­ca.

Vi­o­lão aos 10

Aos 10 anos, Mi­le­na co­me­çou a fa­zer au­la de vi­o­lão, de­pois de mui­ta in­sis­tên­cia dos pais e in­di­ca­ção da pri­ma, que já fa­zia. “Ela fi­cou bem pre­o­cu­pa­da, por­que nun­ca ti­nha se­gu­ra­do em um vi­o­lão”, con­ta a mãe da es­tu­dan­te. De­sa­fio que ti­rou de le­tra.

E foi no pro­je­to so­ci­al re­a­li­za­do em Sarandi, on­de ela co­me- çou a fa­zer au­la do ins­tru­men­to, que a es­tu­dan­te co­nhe­ceu o pro­du­tor Hé­lio Go­mes, 42, com quem tra­ba­lha hoje. “De ca­ra eu já vi que da­li ia sair coi­sa boa!”, con­ta Go­mes.

Qu­a­tro anos de­pois des­se en­con­tro, Mi­le­na já tem ab­so­lu­ta cer­te­za do que quer para o seu fu­tu­ro: con­ti­nu­ar es­tu­dan­do can­to e vi­o­lão ru­mo à pro­fis­si­o­na­li­za­ção e apos­tar to­das as su­as fi­chas na car­rei­ra de can­to­ra.

Além da in­fluên­cia da mú­si­ca ro­mân­ti­ca de Pau­la Fer­nan­des, as can­to­ras pop De­mi Lo­va­to, Mi­ley Cy­rus e Tay­lor Swift tam­bém a ins­pi­ram – du­ran­te a en­tre­vis­ta, ela fez bonito ao can­tar o co­me­ci­nho de “The Climb”, da Mi­ley.

Di­fe­ren­te­men­te da ar­tis­ta nor­te-ame­ri­ca­na, que co­me­çou a car­rei­ra na ado­les­cên­cia co­mo “pu­pi­la” da Walt Disney e se en­vol­veu em re­cen­tes es­cân­da­los com a per­for­man­ce no VMA, Mi­le­na quer se de­di­car a cons­truir uma car­rei­ra só­li­da sem fu­gir do jei­to mei­go que tem. É es­sa a von­ta­de de Hé­lio Go­mes tam­bém: que a ma­rin­ga­en­se se­ja re­co­nhe­ci­da uni­ca­men­te pe­lo seu ta­len­to.

O mo­men­to atu­al é de­di­ca­do a de­sen­vol­ver uma iden­ti­da­de mu­si­cal pró­pria, e é es­se o prin­ci­pal mo­ti­vo para que a can­to­ra não se ro­tu­le com ne­nhum es­ti­lo. De­di­ca­da, ela man­tém uma ro­ti­na de es­tu­dos mu­si­cais que co­me­ça an­tes mes­mo de to­mar o ca­fé da ma­nhã: quan­do acorda, já de­di­lha o vi­o­lão e, ao vol­tar do co­lé­gio es­ta­du­al Bran­ca da Mo­ta Fer­nan­des, con­ti­nua a es­tu­dar. “Às ve­zes é meia-noi­te e ela está to­can­do”, con­ta a mãe Lu­ci­a­ne, que vem acom­pa­nhan­do as en­tre­vis­tas da fi­lha – as úl­ti­mas fo­ram na te­le­vi­são. “O pes­so­al já re­co­nhe­ce ela no bair­ro”, or­gu­lha-se e ex­pli­ca: a tia de Mi­le­na foi com­prar pão e o aten­den­te per­gun­tou da can­to­ra que apa­re­ceu na te­le­vi­são. Ex­po­si­ção ain­da pe­que­na, mas com a qual Mi­le­na não está acos­tu­ma­da: o im­por­tan­te é man­ter os pés no chão, sem­pre.

As três mú­si­cas di­vul­ga­das na in­ter­net são da par­ce­ria com Hé­lio Go­mes, com pro­du­ção do ma­es­tro Wil­li­an Chi­a­ra­to. Os dois, jun­ta­men­te com Jimmy Oli­vei­ra, fi­ze­ram ain­da os ar­ran­jos.Tam­bém com­pon­do as pró- O pro­je­to so­ci­al Mú­si­ca em Ação pe­la Ci­da­da­nia, re­a­li­za­do em Sarandi, foi im­plan­ta­do em 2008 na es­co­la mu­ni­ci­pal Ma­cha­do de As­sis e no ano pas­sa­do pas­sou a re­ce­ber o apoio do go­ver­no, sen­do re­a­li­za­do atu­al­men­te no co­lé­gio es­ta­du­al do Jar­dim Pa­no­ra­ma. O fo­co é aten­der à co­mu­ni­da­de que tem in­te­res­se em apren­der a to­car vi­o­lão. “O pro­je­to abran­ge cri­an­ças e ado­les­cen­tes que pre­ci­sam e se in­te­res­sam pe­lo apren­di­za­do”, con­ta Hé­lio Go­mes, pro­fes­sor de vi­o­lão e au­tor do pro­je­to, que já aten­deu mais de 150 cri­an­ças des­de que sur­giu.

As au­las são mi­nis­tra­das uma vez por se­ma­na no pe­río- pri­as le­tras com o au­xí­lio de Go­mes, eles já tra­ba­lham nas pró­xi­mas mú­si­cas em es­tú­dio, mas não têm pres­sa. “A Mi­le­na vai ser uma can­to­ra de car­rei­ra. Não de um su­ces­so só”, ga­ran­te. As can­ções lan­ça­das es­te mês - “Two is bet­ter than one”, “Fal­ta vo­cê em mim” e “Azul da cor do nos­so amor” - são só o co­me­ço. Os da­dos fo­ram lan­ça­dos: “Va­mos ver se vai dar cer­to”, diz Mi­le­na Pe­go­ra­ro. do da ma­nhã e o pro­je­to con­ta com seis vo­lun­tá­ri­os, ex-alu­nos do pro­je­to, que par­ti­ci­pam e au­xi­li­am Go­mes a mi­nis­trar as au­las. O con­teú­do abor­da a par­te prá­ti­ca e teó­ri­ca ne­ces­sá­ria ao pro­ces­so de apren­di­za­gem do alu­no – a ida­de mé­dia para par­ti­ci­par é de 9 a 10 anos. Em­bo­ra aten­da prin­ci­pal­men­te jo­vens ma­tri­cu­la­dos no co­lé­gio, qual­quer pes­soa po­de par­ti­ci­par e não é ne­ces­sá­rio ter o ins­tru­men­to. “Hoje, a Mi­le­na é o mai­or or­gu­lho do pro­je­to, só par­ti­ci­pa co­mo con­vi­da­da”, diz Go­mes. Além da Mi­le­na, ou­tros alu­nos tam­bém apren­de­ram e hoje se des­ta­cam em gru­pos mu­si­cais em Sarandi.

Ricardo Lo­pes

Mi­le­na: com um quê de Tay­lor Swift e ou­tro de Pau­la Fer­nan­des, tim­bre do­ce e co­mer­ci­al, can­to­ra é a no­va apos­ta do pro­du­tor Hé­lio Go­mes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.