9º Prê­mio Cons­truin­do a Igual­da­de de Gê­ne­ro

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

a ex­pe­ri­ên­cia, in­clu­si­ve, so­bre a par­ti­ci­pa­ção dos pais. Nes­te mes­mo dia uma ou­tra cri­an­ça vai le­var a ma­le­ta para ca­sa e as­sim se­gue o pro­je­to, até to­dos os es­tu­dan­tes te­rem a opor­tu­ni­da­de de par­ti­ci­par. “Que­re­mos res­ga­tar o va­lor da lei­tu­ra. Nos­sos alu­nos têm apre­sen­ta­do di­fi­cul­da­de de apren­di­za­do e acre­di­ta­mos que a li­te­ra­tu­ra vai des­per­tar o in­te­res­se pe­lo ato de ler, o que con­se­quen­te­men­te, re­sul­ta na me­lho­ra da es­cri­ta da cri­an­ça”, des­ta­ca a su­per­vi­so­ra da es­co­la, Ro­se­neia dos Reis Fran­cis­co. A se­cre­tá­ria de edu­ca­ção de Ma­rin­gá, pro­fes­so­ra So­lan­ge Lo­pes, es­te­ve pre­sen­te no lan­ça­men­to do pro­je­to na es­co­la e pa­ra­be­ni­zou to­da a ins­ti­tui­ção pe­la ex­ce­len­te ini­ci­a­ti­va. “Pes­qui­sas in­for­mam que as pes­so­as es­tão pa­ran­do de ler, por isso ações co­mo es­ta são mui­to im­por­tan­tes”. So­lan­ge tam­bém acon­se­lhou os alu­nos “quan­do a gen­te lê, a gen­te so­nha, a ima­gi­na­ção nos le­va a lu­ga­res que tal­vez nun­ca po­de­ría­mos ir. Pe­ça para seus pais re­a­li­za­rem a lei­tu­ra com vo­cês e os aju­dem a vi­a­jar pe­lo mun­do ima­gi­ná­rio!”. Su­ely Martins Go­mes de Oli­vei­ra é ori­en­ta­do­ra edu­ca­ci­o­nal da Ani­ce­to Mat­ti e en­fa­ti­za que o mai­or pro­pó­si­to do pro­je­to é mo­bi­li­zar es­co­la e co­mu­ni­da­de. “Acre­di­to que os pais são exem­plo para os fi­lhos, é im­por­tan­te que eles lei­am em ca­sa e que le­vem as cri­an­ças para vi­si­tar as bi­bli­o­te­cas mu­ni­ci­pais, por exem­plo, des­ta for­ma vão des­per­tar nos alu­nos não só o in­te­res­se, mas o gos­to pe­la lei­tu­ra”, afir­ma. “Quem lê apren­de mais, co­nhe­ce no­vas his­tó­ri­as e se di­ver­te. Es­tou an­si­o­sa para le­var a “Ma­le­ta da Lei­tu­ra” para ca­sa, ain­da mais por­que sei que dentro de­la tem gi­bi e eu sou apai­xo­na­da por his­tó­ri­as em qua­dri­nhos”, co­me­mo­ra a alu­na do 4º ano, Dé­bo­ra Wi­lhans Za­va­ti­ne. A di­re­to­ra, Darly Ma­ria da Sil­va Mo­rei­ra, está es­pe­ran­ço­sa pe­los re­sul­ta­dos do pro­je­to. “Es­pe­ro, re­al­men­te, que alu­nos e pais se apai­xo­nem pe­la lei­tu­ra. Te­mos al­guns es­tu­dan­tes na es­co­la que lêem um li­vro por se­ma­na, a in­ten­ção é dis­se­mi­nar isso en­tre as cri­an­ças, e quem sa­be, mo­ti­var ou­tras ins­ti­tui­ções de en­si­no a de­sen­vol­ve­rem pro­je­tos de lei­tu­ra tam­bém”. No pro­je­to “Vi­a­jan­do no Mun­do da Lei­tu­ra” além das ma­le­tas que vão para ca­sa dos alu­nos, a equi­pe da es­co­la cri­ou o “Can­ti­nho da Lei­tu­ra” em ca­da sa­la de au­la - uma pra­te­lei­ra com vá­ri­as obras in­fan­tis que se­rá uti­li­za­da para mo­men­tos de des­con­tra­ção en­tre as cri­an­ças ou quan­do al­gum alu­no ter­mi­nar a ati­vi­da­de an­tes de ou­tros. A bi­bli­o­te­ca da es­co­la tam­bém foi mo­di­fi­ca­da, ago­ra ela é cha­ma­da de “To­ca da Lei­tu­ra” - um gran­de ta­pe­te, al­mo­fa­das e pol­tro­na subs­ti­tuí­ram par­te das me­sas e ca­dei­ras, o que dei­xou o am­bi­en­te mais con­vi­da­ti­vo e con­for­tá­vel. Es­tão aber­tas, até o dia 30 de setembro, as ins­cri­ções para a 9ª edi­ção do Prê­mio Cons­truin­do a Igual­da­de de Gê­ne­ro. Nes­te ano, as pro­pos­tas de re­da­ções, ar­ti­gos ci­en­tí­fi­cos e pro­je­tos pe­da­gó­gi­cos es­co­la­res de­vem ser em­ba­sa­dos em ques­tões de igual­da­de de con­di­ções en­tre ho­mens e mu­lhe­res. A es­co­lha do te­ma é li­vre. Os au­to­res dos tra­ba­lhos se­le­ci­o­na­dos re­ce­be­rão no­te­bo­oks, equi­pa­men­tos de in­for­má­ti­ca e bol­sas de ini­ci­a­ção ci­en­tí­fi­ca, mes­tra­do e dou­to­ra­do. Es­co­las pú­bli­cas e pri­va­das de en­si­no mé­dio po­de­rão apre­sen­tar pro­je­tos e ações pe­da­gó­gi­cas para a pro­mo­ção da igual­da­de de gê­ne­ros. Para ob­ter mais in­for­ma­ções, aces­se

www.igual­da­de­de­ge­ne­ro.cnpq.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.