DIAADIA

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

SEI

O pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá, ve­re­a­dor Ulis­ses Maia (PP) as­si­na, hoje, o ter­mo de co­o­pe­ra­ção e uso do Sis­te­ma Ele­trô­ni­co de In­for­ma­ção (SEI), com o Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral (TRF), que pos­si­bi­li­ta­rá ao Le­gis­la­ti­vo re­du­zir cus­tos e bu­ro­cra­cia dos de­par­ta­men­tos.

Pri­mei­ra

A Câ­ma­ra de Ma­rin­gá se­rá a pri­mei­ra do Pa­ra­ná a as­si­nar o con­vê­nio. Mais uma vez saí­mos na fren­te.

Pa­ra­li­sa­ção

Pro­fes­so­res das 2 mil e 100 es­co­las es­ta­du­ais pro­me­tem en­trar em gre­ve, a par­tir do pró­xi­mo dia pri­mei­ro.

In­de­ter­mi­na­do

E não vai ser pa­ra­li­sa­ção de um dia. A gre­ve se­rá por tem­po in­de­ter­mi­na­do. A as­sem­bleia para de­fi­nir isso se­rá dia 28 des­te mês.

Na­da

A bron­ca é con­tra o se­cre­tá­rio Es­ta­du­al de Edu­ca­ção, Flá­vio Arns, que pro­me­teu pa­gar R$ 50 mi­lhões, re­la­ti­vos a pro­gres­sões, pro­mo­ções, di­fe­ren­ças do Pi­so Sa­la­ri­al Pro­fis­si­o­nal Na­ci­o­nal, aos pro­fes­so­res na sex­ta-fei­ra pas­sa­da, mas, até on­tem, na­da pa­gou.

Pes­qui­sas

A Co­mis­são Par­la­men­tar de Inqué­ri­to (CPI) do Ibo­pe apre­sen­tou o re­la­tó­rio fi­nal, apon­tan­do “for­tes in­dí­ci­os de que as pes­qui­sas elei­to­rais po­dem ser ma­ni­pu­la­das ou frau­da­das”.

Pois é!

Des­co­bri­ram a pól­vo­ra! Nin­guém sa­bia dis­so!

Cas­ca­ta

Em uma pes­qui­sa, o can­di­da­to apa­re­ce atrás, de­pois em­pa­ta e, por úl­ti­mo, ven­ce.

Com­pra

O de­pu­ta­do es­ta­du­al Rasca Ro­dri­gues (PV), pre­si­den­te da CPI, dis­se va­ler a má­xi­ma: “quem quer pei­xe vai à pei­xa­ria e quem quer pes­qui­sa vai ao Ibo­pe”.

En­ca­mi­nha­men­to

O re­la­tó­rio se­rá en­ca­mi­nha­do para o Mi­nis­té­rio Público Es­ta­du­al e Fe­de­ral, Su­pe­ri­or Tri­bu­nal Elei­to­ral e para o Con­gres­so Na­ci­o­nal, co­mo sub­sí­dio para a mi­nir­re­for­ma po­lí­ti­ca.

Co­mo sem­pre

dar em na­da.

Bi­ke

Re­su­min­do, vai

Ma­rin­gá é uma das pou­cas ci­da­des do Bra­sil, que dis­põem do sis­te­ma de alu­guel de bi­ci­cle­tas, co­mo op­ção de saú­de e la­zer.

Ho­rá­ri­os

As ma­gre­las po­dem ser alu­ga­das nos dias úteis en­tre 15h30 e 20h30 e, aos do­min­gos, nos pe­río­dos das oi­to às 12 ho­ras e das 15 às 19 ho­ras, no Par­que do In­gá, Bos­que 2 e Vi­la Olím­pi­ca.

Par­ce­ri­as

Se­gun­do o em­pre­sá­rio Alan Ro­dri­gues, a ideia ins­pi­ra­da em gran­des ca­pi­tais do mun­do só se tor­nou re­a­li­da­de “gra­ças às par­ce­ri­as com o San­ta Rita Saú­de e com a po­pu­la­ção, pois co­me­ça­mos com 15 bi­kes, em mar­ço, e, hoje, são 45”.

Im­pres­si­o­na­do

Oton Li­ma, di­re­tor da Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Vô­lei (CBV), que, on­tem, vis­to­ri­ou o Gi­ná­sio de Es­por­tes Chi­co Ne­to, em Ma­rin­gá, diz que “ele é um dos me­lho­res do Bra­sil”.

Exi­gên­ci­as

O pi­so da qua­dra do Chi­co Ne­to está sen­do tro­ca­do para aten­der às exi­gên­ci­as in­ter­na­ci­o­nais, para os jo­gos de fut­sal, vô­lei e bas­que­te.

Sem so­lu­ção

O pro­ble­ma do li­xo con­ti­nua na ci­da­de. E a ca­da dia pi­o­ra.

Ou­vin­do

A im­pren­sa é quem aguen­ta as re­cla­ma­ções do po­vo, pois a tal Ou­vi­do­ria da Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá, pe­lo jei­to, só ou­ve mes­mo.

Úl­ti­ma

Pi­or do que so­frer com a in­se­gu­ran­ça, em Ma­rin­gá, é ou­vir au­to­ri­da­des fa­lan­do que fur­tos, rou­bos, as­sal­tos e ho­mi­cí­di­os es­tão “dentro da es­ta­tís­ti­ca para uma ci­da­de des­se por­te”. Es­ta­tís­ti­ca o es­cam­bau! Pe­los im­pos­tos que pa­ga­mos, de­ve­ría­mos ser pro­te­gi­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.