Pri­sões por em­bri­a­guez ao vo­lan­te cres­cem 111%

Nas es­tra­das da re­gião, se­gun­do a 4ª Com­pa­nhia de Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Es­ta­du­al, fla­gran­tes cres­ce­ram mais de 77%; as­sun­to é te­ma da Se­ma­na Na­ci­o­nal de Trân­si­to

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Le­o­nar­do Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com O nú­me­ro de pri­sões, por em­bri­a­guez ao vo­lan­te, do­brou es­te ano em Ma­rin­gá e re­gião. No pe­rí­me­tro ur­ba­no, sob fis­ca­li­za­ção do 4º Ba­ta­lhão de Po­lí­cia Mi­li­tar (BPM), a quan­ti­da­de de mo­to­ris­tas en­ca­mi­nha­dos à de­le­ga­cia, cres­ceu 111%. Nas es­tra­das da re­gião, o au­men­to foi de 77,5%, de acor­do com da­dos da Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Es­ta­du­al (PRE).

Vá­ri­os fa­to­res jus­ti­fi­cam es­sa al­ta, se­gun­do a po­lí­cia. A mu­dan­ça na lei é uma de­las. No fim do ano pas­sa­do, a lei se­ca pas­sou a ter re­gras mais rí­gi­das, den­tre elas a de pri­são em fla­gran­te para con­du­to­res fla­gra­dos aci­ma de 0,30 mi­li­gra­mas por li­tro de ar ex­pe­li­do em bafô­me­tro (li­mi­te de to­le­rân­cia do apa­re­lho) ou a pri­são ime­di­a­ta, quan­do o mo­to­ris­ta apre­sen­tar si­nais de em­bri­a­guez e se re­cu­se a fa­zer o tes­te.

Ou­tra jus­ti­fi­ca­ti­va é o au­men­to na fis­ca­li­za­ção. Pro­va dis­so, é que o nú­me­ro de no­ti­fi­ca­ções, por em­bri­a­guez, tam­bém au­men­tou. A al­ta foi de 23%, em Ma­rin­gá, se­gun­do o 4º BPM. “São ca­sos em que o mo­to­ris­ta está em­bri­a­ga­do, mas não há a pri­são”, ex­pli­cou o ofi­ci­al de Co­mu­ni­ca­ção da PM, em Ma­rin­gá, te­nen­te Cláudio Rocha.

E a mis­tu­ra in­con­se­quen­te de ál­co­ol, dro­gas e di­re­ção é um dos te­mas da Se­ma­na Na­ci­o­nal de Trân­si­to, pro­mo­vi­da tam­bém em Ma­rin­gá, que co­me­çou on­tem. As ati­vi­da­des es­tão con­cen­tra­das na Pra­ça Ra­po­so Ta­va­res. “Além des­se te­ma, es­ten­de­mos a ações na pra­ça. É uma for­ma de ori­en­tar­mos a co­mu­ni­da­de de for­ma edu­ca­ti­va”, dis­se o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Trân­si­to e Se­gu­ran­ça, Ade­mar Schi­a­vo­ne.

Fis­ca­li­za­ção

Além da fis­ca­li­za­ção in­ten­sa dentro da ci­da­de, a PM pro­me­te mais ri­gor nas ro­do­vi­as. Es­tão à dis­po­si­ção dos po­li­ci­ais ro­do­viá­ri­os da re­gião de Ma­rin­gá, 26 etilô­me­tros. Os equi­pa­men­tos es­tão dis­tri­buí­dos pe­los 13 pos­tos da PRE.

“Há uma de­ter­mi­na­ção de que as ope­ra­ções com es­se equi­pa­men­to se­jam efe­tu­a­das to­dos os dias. Só as­sim, va­mos po­der coi­bir de for­ma mais efi­ci­en­te es­ses mo­to­ris­tas in­fra­to­res”, ex­pli­cou o te­nen­te da PRE, Ro­dri­go dos Santos Pe­rei­ra.

João Cláudio Fragoso

As ati­vi­da­des de cons­ci­en­ti­za­ção de pe­des­tres e mo­to­ris­tas es­tão con­cen­tra­das na Pra­ça Ra­po­so Ta­va­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.