Cho­que de trens deixa 16 fe­ri­dos

O Diario do Norte do Parana - - GERAL -

Par­te de um trem de car­ga da MRS Lo­gís­ti­ca com 35 va­gões chei­os de bau­xi­ta des­car­ri­lou no fim da ma­nhã de on­tem e atin­giu uma com­po­si­ção de pas­sa­gei­ros. Pe­lo me­nos 16 pes­so­as fi­ca­ram fe­ri­das - uma de­las com fra­tu­ra ex­pos­ta; ou­tra, uma cri­an­ça de três anos, le­vou pon­tos na ca­be­ça. O aci­den­te acon­te­ceu na al­tu­ra do km 33 do ra­mal, em Fran­co da Rocha, na Gran­de São Pau­lo. O tre­cho fi­ca­rá in­ter­rom­pi­do e não há pra­zo para re­a­brir.

O im­pac­to, por vol­ta das 11h20, en­tre as Es­ta­ções Fran­co da Rocha e Bal­ta­zar Fi­dé­lis, re­a­cen­deu a dis­cus­são so­bre o com­par­ti­lha­men­to de tri­lhos da Com­pa­nhia Pau­lis­ta de Trens Me­tro­po­li­ta­nos (CPTM) com com­po­si­ções de car­ga no ho­rá­rio co­mer­ci­al. O trem da MRS vi­nha de Mi­nas e ia para Alu­mí­nio, no in­te­ri­or pau­lis­ta.

Com oi­to va­gões, a com­po­si­ção da CPTM se­guia para a Es­ta­ção da Luz, no Cen­tro da ca­pi­tal pau­lis­ta. Ela já co­me­ça­va a di­mi­nuir a ve­lo­ci­da­de para en­trar na Es­ta­ção Fran­co da Rocha, quan­do os úl­ti­mos va­gões fo­ram atin­gi­dos. No lo­cal do aci­den­te, há um apa­re­lho de mu­dan­ça de via (AMV), equi­pa­men­to que per­mi­te que um trem pas­se de uma via para a ou­tra.

“Aqui tre­meu tu­do. A gen­te está acos­tu­ma­do com o ba­ru­lho do trem ao la­do, mas des­sa vez foi bem mai­or. Quan­do ou­vi, cor­ri para ver. Pu­de acom­pa­nhar o tra­ba­lho dos bom­bei­ros re­ti­ran­do as pes­so­as”, dis­se o pas­te­lei­ro Ed­mil­son dos Santos Araújo, 35 anos, vi­zi­nho à li­nha. “Foi um es­tron­do quan­do um trem ba­teu no ou­tro. Nun­ca ou­vi um ba­ru­lho tão al­to. O trem já pas­sou que­bran­do”, afir­mou o co­mer­ci­an­te Wil­do Ben­to, 39.

Seis dos fe­ri­dos fo­ram en­ca­mi­nha­dos para um pos­to da pre­fei­tu­ra. Os de­mais fo­ram le­va­dos para o Hos­pi­tal Es­ta­du­al Dou­tor Albano da Fran­ça Rocha So­bri­nho. Oi­to de­les ti­ve­ram es­co­ri­a­ções. Uma ví­ti­ma deu entrada com fra­tu­ra ex­pos­ta na per­na e foi res­ga­ta­da pe­lo he­li­cóp­te­ro Água, da Po­lí­cia Mi­li­tar. Ne­nhum fe­ri­do cor­re ris­co de vi­da.

O delegado Fá­bio Nishiya­ma dis­se que foi ins­tau­ra­do um inqué­ri­to e re­qui­si­ta­da pe­rí­cia. Até as 18 ho­ras, três ví­ti­mas le­si­o­na­das pro­cu­ra­ram o Dis­tri­to Po- li­ci­al de Fran­co da Rocha e fo­ram en­ca­mi­nha­das ao Ins­ti­tu­to Mé­di­co-Le­gal (IML). Elas ti­nham he­ma­to­mas e fe­ri­men­tos le­ves.

Or­lan­do Ju­ni­or/Es­ta­dão Con­teú­do

Uma com­po­si­ção de car­ga des­car­ri­lou e atin­giu ou­tra que trans­por­ta­va pas­sa­gei­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.