Ca­pi­tal do

Pré-es­treia do 18º Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Co­rais é hoje às 20h, no Te­a­tro Ca­lil Had­dad; apre­sen­ta­ção vem para aten­der a al­ta de­man­da de co­rais na ci­da­de

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com A mai­o­ri­da­de do Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Co­rais de Ma­rin­gá, que co­me­ça ofi­ci­al­men­te na se­ma­na que vem, an­te­ci­pa um pou­co as co­me­mo­ra­ções para hoje à noi­te na pré-es­treia es­pe­ci­al que acon­te­ce­rá no Te­a­tro Ca­lil Had­dad, às 20h, com entrada gra­tui­ta. Es­sa an­te­ci­pa­ção ocor­re de­vi­do ao gran­de nú­me­ro de co­rais da ci­da­de. “Ma­rin­gá é um po­lo do can­to co­ral, são mais de 30 co­rais hoje e nós fa­ze­mos es­sa pré-es­treia para con­se­guir aten­der mais ou me­nos 70% dos co­rais lo­cais”, con­ta Oli­vio Apa­re­ci­do Pen­te­a­do, pre­si­den­te da as­so­ci­a­ção Co­bra Co­ral e um dos or­ga­ni­za­do­res do fes­ti­val.

“Não con­se­gui­mos aten­der a to­dos na fa­se in­ter­na­ci­o­nal, en­tão fa­ze­mos um rodízio: os co­rais que can­tam es­te ano na pré, can­tam no pró­xi­mo ano na fa­se in­ter­na­ci­o­nal”, ex­pli­ca Mar­cus Ge­an­dré Na­ka­no Ra­mi­ro, di­re­tor ar­tís­ti­co do fes­ti­val. Ele des­ta­ca que há dois anos a pré-es­treia era fei­ta nor­mal­men­te no au­di­tó­rio Lu­za­mor, mas de­vi­do a de­man­da de público, foi trans­fe­ri­da es­te ano para o Ca­lil. Se apre­sen­tam hoje o Co­ro Fe­mi­ni­no do CCH (Ma­rin­gá), Co­ro In­fan­to-Ju­ve­nil Ci­da­dão do Ama­nhã (San­ta Fé), Co­ro de Co­mer­ciá­ri­os do Sesc (Ma­rin­gá), Co­ral In­fan­to-Ju­ve­nil DMU-CAP (Ma­rin­gá), Co­ral Jo­vens de On­tem (Ma­rin­gá) e Co­ro Jo­vem da Igre­ja Ba­tis­ta (Ma­rin­gá).

O fes­ti­val in­ter­na­ci­o­nal vem para fo­men­tar ain­da mais prá­ti­ca na ci­da­de e re­gião, des­mis­ti­fi­can­do tam­bém a ideia de que co­ral é re­la­ci­o­na­do so­men­te com a mú­si­ca sa­cra, além de aten­der a um público já fi­de­li­za­do do can­to co­ral. Dos di­ver­sos gru­pos for­ma­dos na ci­da­de, poucos são os li­ga­dos às ins­ti­tui­ções re­li­gi­o­sas. “A gran­de mai­o­ria é in­de­pen­den­te ou são gru­pos li­ga­dos a fa­cul­da­des, es­co­las ou es­co­las de mú­si­ca”, ob­ser­va Pen­te­a­do. Com a prées­treia e a pro­gra­ma­ção da se­ma­na que vem, é pos­sí­vel abrir es­pa­ço para cer­ca de 20 co­rais de Ma­rin­gá. “Não aten­de­mos to­dos por­que tem tam­bém os que não têm in­te­res­se em par­ti­ci­par”.

As atra­ções adi­an­ta­das pe­lo or­ga­ni­za­dor do Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Co­rais são: co­ral da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Vi- tó­ria (ES), co­ral da Ar­gen­ti­na, co­rais de Lon­dri­na e San­ta Fé. A pro­gra­ma­ção com­ple­ta, com to­dos os par­ti­ci­pan­tes e as da­tas de apre­sen­ta­ção, se­rá di­vul­ga­da na se­ma­na que vem. Se­rão três dias de con­cer­to no te­a­tro Ca­lil Had­dad e um dia de mú­si­ca sa­cra na Ca­te­dral Ba­sí­li­ca Me­nor, aten­den­do ao público que apre­cia a can­ção re­li­gi­o­sa.

“A ca­da ano, fo­mos evo­luin­do na ma­nei­ra de apre­sen­ta­ção dos co­rais, mo­vi­men­tos de pal­co, pe­ças cê­ni­cas que tam­bém re­pre­sen­tam mu­dan­ças no fes­ti­val. Al­guns co­rais não so­men­te can­tam, eles re­pre­sen­tam e [o fes­ti­val] se tor­na mui­to eclé­ti­co por cau­sa dis­so”, des­ta­ca Pen­te­a­do. A iden­ti­da­de da atra­ção hoje não ge­ra ex­pec­ta­ti­va de um úni­co es­ti­lo pre­do­mi­nan­do, mas pe­la di­ver­si­da­de de apre­sen­ta­ções que par­tem do po­pu­lar, vai ao fol­cló­ri­co, lí­ri­co e tam­bém ao lú­di­co. Na ava­li­a­ção de Oli­vio Apa­re­ci­do Pen­te­a­do, a mí­dia tam­bém con­tri­buiu para a di­fu­são do can­to co­ral.

“Os co­rais fo­ram apa­re­cen­do nas pro­gra­ma­ções, em gran­des even­tos e isso atraiu a aten­ção das pes­so­as”, ava­lia.

Arquivo

Apre­sen­ta­ção da pré-es­treia do Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Co­rais foi trans­fe­ri­da para o Te­a­tro Ca­lil Had­dad

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.