Ja­bu­ti anun­cia os li­vros fi­na­lis­tas da pri­mei­ra eta­pa

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com O co­mi­tê or­ga­ni­za­dor do Ja­bu­ti, mais tra­di­ci­o­nal prê­mio li­te­rá­rio do País, di­vul­gou on­tem os re­sul­ta­dos da pri­mei­ra fa­se de sua 55ª edi­ção, com os dez fi­na­lis­tas de ca­da uma de su­as 27 ca­te­go­ri­as. A apu­ra­ção dos vo­tos, aber­ta ao público, foi re­a­li­za­da na ter­ça-fei­ra, na sede da Câ­ma­ra Bra­si­lei­ra do Li­vro, no cen­tro de São Pau­lo, mas os vo­tos pas­sa­ram por au­di­to­ria até a noi­te da mes­ma ter­ça, para a cor­re­ção de even­tu­ais er­ros na con­ta­ge­mou­na­sins­cri­ções.

Nes­ta pri­mei­ra eta­pa, ca­da um dos três ju­ra­dos por ca­te­go­ria deu no­tas de 8 a 10 a dez tí­tu­los es­co­lhi­dos por eles den­tre to­dos os ins­cri­tos­na­ca­te­go­ri­a­em­ques­tão-as­sim, um tí­tu­lo que le­va 10 de um úni­co ju­ra­do fi­ca atrás de ou­tro que re­ce­be8­de­ou­tros­dois­ju­ra­dos.

Na se­gun­da fa­se, a ser di­vul­ga­da em 17 de ou­tu­bro, os re­sul­ta­dos são ze­ra­dos, e os mes­mos três ju­ra­dos ava­li­am to­dos os dez li­vros fi­na­lis­tas em su­as ca­te­go­ri­as. As­sim, um li­vro que ini­ci­al­men­te te­nha si­do bem ava­li­a­do por um só ju­ra­do, fi­can­do com pon­tu­a­ção mais bai­xa na pri­mei­ra eta­pa, po­de ven­cer na fi­nal se os ou­tros dois­tam­bé­mo­a­va­li­a­rem­bem.

O prê­mio para o ven­ce­dor em ca­da ca­te­go­ria é de R$ 3.500. Em 13 de no­vem­bro, se­rão co­nhe­ci­dos os ven­ce­do­res do li­vro do ano de fic­ção e de não fic­ção, ca­da qual reu­nin­do al­gu­ma das ca­te­go­ri­as ini­ci­ais. Es­ses re­ce­be­rão mais R$ 35 mil ca­da um.

O con­se­lho cu­ra­dor do Ja­bu­ti é for­ma­do por Jo­sé Luiz Gold­farb, Antonio Car­los Sar­ti­ni, Frederico Bar­bo­sa, Luis Car­los Me­ne­zes e Mar­cia Li­gia Gui­din. Os ju­ra­dos são co­nhe­ci­dos ape­nas na ce­rimô­nia de en­tre­ga do prê­mio. “O Men­di­go que Sa­bia de Cor os Adá­gi­os de Eras­mo de Rot­ter­dam” (Re­cord), de Evan­dro Af­fon­so Fer­rei­ra, foi o ro­man­ce mais bem ava­li­a­do pe­los ju­ra­dos na pri­mei­ra fa­se. Con­fi­ra a lis­ta dos in­di­ca­do­sa­oJa­bu­ti­no­o­di­a­rio.com

Di­vul­ga­ção

Evan­dro Af­fon­so Fer­rei­ra: au­tor do ro­man­ce mais bem ava­li­a­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.