De pro­gres­so não tem na­da

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Aos 70 anos, a viú­va Ro­sa­li­na Ma­ria Dias Ti­búr­cio é ma­tri­ar­ca em uma ca­sa em que vi­vem se­te pes­so­as e ne­nhu­ma tra­ba­lha. A si­tu­a­ção é pa­re­ci­da com a re­si­dên­cia vi­zi­nha, on­de So­nia Ma­ria Go­mes da Sil­va vi­ve com um fi­lho, a mãe e uma so­bri­nha, e com a mai­o­ria das ca­sas da Vi­la Pro­gres­so, em Pa­ra­na­city.

A vi­la, co­nhe­ci­da co­mo Pom­peia, re­gis­tra al­to ín­di­ce de cri­mi­na­li­da­de e pra­ti­ca­men­te não se vê a pre­sen­ça go­ver­na­men­tal. Sem as­fal­to, es­go­to e al­gu­mas ru­as sem ilu­mi­na­ção pú­bli­ca, o bair­ro tem até uma rua sem as­fal­to, sem cal­ça­da e sem saí­da que vai se afu­ni­lan­do até não ter lar­gu­ra su­fi­ci­en­te para a pas­sa­gem de veí­cu­los.

Sô­nia e a mãe re­si­dem há 40 anos no bair­ro e os qu­a­tro mo­ra­do­res da ca­sa so­bre­vi­vem da apo­sen­ta­do­ria da mãe, do­na Mar­le­ne, e do Bol­sa Fa­mí­lia pa­go pe­lo go­ver­no fe­de­ral pe­lo fi­lho, que es­tu­da na Apae. Na ca­sa de do­na Ro­sa­li­na o sus­ten­to vem de uma pen­são de cer­ca de R$ 1 mil por mês. “É di­fí­cil vi­ver com es­se di­nhei­ro por­que so­mos em mui­ta gen­te e nin­guém tra­ba­lha”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.