Pro­mo­to­ria im­põe pra­zo para sa­nar ir­re­gu­la­ri­da­des

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com O Mi­nis­té­rio Público (MP) no­ti­fi­cou a Pre­fei­tu­ra de Co­lo­ra­do (a 81 quilô­me­tros de Ma­rin­gá) a aper­fei­ço­ar o Por­tal da Trans­pa­rên­cia do Mu­ni­cí­pio, a ex­cluir em­pre­sas do ca­das­tro de li­ci­ta­ções e a re­du­zir os va­lo­res das diá­ri­as pa­gas às au­to­ri­da­des mu­ni­ci­pais. As re­co­men­da­ções fo­ram ex­pe­di­das pe­lo pro­mo­tor Bruno Va­ga­es e con­tam com pra­zos dis­tin­tos para que se­jam cum­pri­das.

Em re­la­ção ao Por­tal da Trans­pa­rên­cia, a Pro­mo­to­ria con­ce­deu pra­zo de 60 dias para que a Pre­fei­tu­ra de Co­lo­ra­do in­clua in­for­ma­ções re­la­ti­vas a ser­vi­do­res pú­bli­cos, li­ci­ta­ções, con­tra­tos e exe­cu­ção de con­vê­ni­os. De acor­do com Va­ga­es, em aná­li­se re­a­li- za­da, du­ran­te o mês de agos­to, foi cons­ta­ta­da a au­sên­cia de da­dos con­si­de­ra­dos bá­si­cos e in­dis­pen­sá­veis no por­tal do mu­ni­cí­pio.

No que diz res­pei­to ao pe­di­do de ex­clu­são de em­pre­sas do ca­das­tro de li­ci­tan­tes, o pro­mo­tor ar­gu­men­ta ser ne­ces­sá­ria a aber­tu­ra de pro­ces­so ad­mi­nis­tra­ti­vo, pois exis­tem du­as em­pre­sas de “fa­cha­da” ins­cri­tas. “Es­ta­mos in­ves­ti­gan­do es­tas em­pre­sas e ve­ri­fi­ca­mos que elas não têm o mí­ni­mo apa­ra­to fi­nan­cei­ro, hu­ma­no e ma­te­ri­al para a exe­cu­ção dos ser­vi­ços pú­bli­cos pre­ten­di­dos nas li­ci­ta­ções. Ou se­ja, ‘são de fa­cha­da’”, des­ta­ca.

So­bre os va­lo­res das diá­ri­as, a re­co­men­da­ção da Pro­mo­to­ria pre­vê pra­zo de 30 dias para a pre­fei­tu­ra man­dar um pro­je­to de lei à Câ­ma­ra e re­du­zir o va­lor do be- ne­fí­cio. “Es­sa lei (exis­ten­te hoje) é, ab­so­lu­ta­men­te, de­sar­ra­zo­a­da, na me­di­da em que con­fe­re ver­da­dei­ra re­mu­ne­ra­ção in­di­re­ta aos agen­tes pú­bli­cos. So­men­te o pre­fei­to mu­ni­ci­pal, re­ce­beu R$ 49 mil, en­tre ja­nei­ro a agos­to des­te ano, em ver­bas des­sa es­pé­cie. A pre­fei­tu­ra te­rá de cor­ri­gir es­ses va­lo­res a pa­ta­ma­res in­fe­ri­o­res.”

Em Co­lo­ra­do, o pa­ga­men­to de diá­ri­as se­gue uma lei mu­ni­ci­pal de 1991, que pre­vê pa­ga­men­tos de um a dois sa­lá­ri­os mí­ni­mos, por dia, o que se­gun­do o pro­mo­tor, su­pe­ra os va­lo­res re­ce­bi­dos até pe­los mi­nis­tros de Es­ta­do e do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral.

A Pre­fei­tu­ra de Co­lo­ra­do foi pro­cu­ra­da, na tar­de de on­tem, mas a As­ses­so­ria de Im­pren­sa não re­tor­nou às li­ga­ções da re­por­ta­gem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.