Aba­te de bo­vi­nos tem re­cor­de no 2º tri­mes­tre

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Idi­a­na To­ma­zel­li

O aba­te de bo­vi­nos no se­gun­do tri­mes­tre atin­giu o re­cor­de de 8,5 mi­lhões de ca­be­ças, um au­men­to de 11,7% em re­la­ção a igual tri­mes­tre de 2012. O re­sul­ta­do foi di­vul­ga­do on­tem, pe­lo Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IBGE). Em re­la­ção ao tri­mes­tre ime­di­a­ta­men­te an­te­ri­or, o avan­ço foi de 5,3%.

O re­cor­de an­te­ri­or ha­via si­do no quar­to tri­mes­tre de 2012, com a mar­ca de 8,2 mi­lhões de ca­be­ças aba­ti­das. O peso acu­mu­la­do de car­ca­ças no se­gun­do tri­mes­tre de 2013, de 2 mi­lhões de to­ne­la­das, é 6,1% su- pe­ri­or ao ve­ri­fi­ca­do no tri­mes­tre ime­di­a­ta­men­te an­te­ri­or e 11,7% mai­or em re­la­ção ao se­gun­do tri­mes­tre de 2012. A mar­ca tam­bém sig­ni­fi­ca re­cor­de his­tó­ri­co.

O IBGE in­for­mou, ain­da, que o in­cre­men­to no nú­me­ro de bo­vi­nos aba­ti­dos, no com­pa­ra­ti­vo do se­gun­do tri­mes­tre de 2013 com o mes­mo pe­río­do do ano an­te­ri­or, se deu em to­das as re­giões: 17,0% no Su­des­te; 14,0% no Cen­tro-Oes­te; 10,0% no Nor­te; 6,2% no Nor­des­te; e 2,3% no Sul. No ran­king do aba­te de bo­vi­nos por Uni­da­de da Fe­de­ra­ção, 20 Es­ta­dos apre­sen­ta­ram au­men­to da quan­ti­da­de de ca­be­ças aba- ti­das, no com­pa­ra­ti­vo do se­gun­do tri­mes­tre de 2013 com o mes­mo pe­río­do do ano an­te­ri­or, com des­ta­que para Ma­to Gros­so (16,3%), Goiás (26,3%) e Mi­nas Ge­rais (29,6%). No ran­king do aba­te de bo­vi­nos, des­ta­cam-se os es­ta­dos da Re­gião Cen­tro-Oes­te, ocu­pan­do as três pri­mei­ras po­si­ções, pe­la or­dem, Ma­to Gros­so, Ma­to Gros­so do Sul e Goiás.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.