Li­nhas da CPTM te­rão me­nos trens de car­ga

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com O go­ver­na­dor de São Pau­lo, Geraldo Alck­min (PSDB), afir­mou, on­tem, que vai no­ti­fi­car a Agên­cia Na­ci­o­nal de Trans­por­tes Ter­res­tres (ANTT) e a MRS Lo­gís­ti­ca so­bre a ne­ces­si­da­de de li­mi­tar a cir­cu­la­ção de trens de car­ga nas li­nhas da Com­pa­nhia Pau­lis­ta de Trens Me­tro­po­li­ta­nos (CPTM).

A afir­ma­ção ocor­reu um dia após o aci­den­te que en­vol­veu um trem de car­ga e ou­tro com pas­sa­gei­ros, na li­nha 7-ru­bi da CPTM, na re­gião de Fran­co da Rocha, Gran­de São Pau­lo. Se­gun­do os bom­bei­ros, 13 pes­so­as fi­ca­ram fe­ri­das, mas, de acor­do com as se­cre­ta­ri­as de Saú­de, es­se nú­me­ro po­de che­gar a 16.

Se­gun­do o go­ver­no do Es­ta­do, a cir­cu­la­ção de trens de car­ga pas­sa pe­los tri­lhos de cin­co das seis li­nhas da CPTM, por cau­sa de um acor­do com o go­ver­no fe- de­ral, des­de a cri­a­ção da com­pa­nhia pau­lis­ta, em 1992. As com­po­si­ções de car­ga têm o trá­fe­go li­be­ra­do en­tre as dez e as 15 ho­ras e das 22 às três ho­ras.

Ao to­do, as li­nhas da CPTM têm o trá­fe­go de cer­ca de 70 trens de car­ga por dia. O go­ver­no diz que a ve­lo­ci­da­de des­sas com­po­si­ções é in­com­pa­tí­vel com os in­ter­va­los e a ve­lo­ci­da­de dos trens de pas­sa­gei­ros, o que acar­re­ta al­te­ra­ções na cir­cu­la­ção.

Em no­ta, o go­ver­no es­ta­du­al apon­ta ain­da que a CPTM mo­der­ni­za o sis­te­ma e se pre­pa­ra para re­du­zir ain­da mais os in­ter­va­los en­tre os trens, o que in­vi­a­bi­li­za­rá, em um fu­tu­ro pró­xi­mo, o com­par­ti­lha­men­to das vi­as. Por dia, em tor­no de 2,6 mi­lhões de pas­sa­gei­ros cir­cu­lam nos trens da CPTM.

“Em 2016, en­cer­ra-se o con­vê­nio e nós não que­re­mos mais o trem de car­ga. Já aler­ta­mos o go­ver­no fe­de­ral so­bre a ne­ces- si­da­de de uma al­ter­na­ti­va para o trans­por­te de car­gas em São Pau­lo”, dis­se Alck­min.

Ele cri­ti­cou tam­bém a de­mo­ra na cons­tru­ção do Fer­ro­a­nel - li­nha de trem que o go­ver­no fe­de­ral pla­ne­ja cons­truir na re­gião me­tro­po­li­ta­na para me­lho­rar a lo­gís­ti­ca de trans­por­te de car­gas.

“O Fer­ro­a­nel e o Ro­do­a­nel co­me­ça­ram jun­ti­nhos. O Ro­do­a­nel, que de­pen­de do Es­ta­do, es­tão pron­tos os tre­chos Oes­te e Sul. Vai fi­car pron­to o Les­te no pri­mei­ro se­mes­tre e no Nor­te te­mos seis fren­tes de tra­ba­lho. O Fer­ro­a­nel nun­ca co­me­çou”, afir­mou.

Aci­den­te

O aci­den­te ocor­reu pró­xi­mo à es­ta­ção Fran­co da Rocha, por vol­ta das 11h20 de on­tem, quan­do o trem de car­ga, que se­guia para Fran­cis­co Mo­ra­to (na Gran­de São Pau­lo) car­re­ga­do com bau­xi­ta des­car­ri­lou e atin­giu o úl­ti­mo va­gão do trem da CPTM.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.