Usuá­ri­os de crack so­mam 370 mil

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - ThaÍs Lei­tão

Os usuá­ri­os re­gu­la­res de crack e/ou de for­mas si­mi­la­res de co­caí­na fu­ma­da (pas­ta-ba­se, mer­la e oxi) so­mam 370 mil pes­so­as nas 26 ca­pi­tais bra­si­lei­ras e no Dis­tri­to Fe­de­ral. Con­si­de­ra­da uma po­pu­la­ção ocul­ta e de di­fí­cil aces­so, ela re­pre­sen­ta 35% do to­tal de con­su­mi­do­res de dro­gas ilí­ci­tas, com ex­ce­ção da ma­co­nha, nes­ses mu­ni­cí­pi­os, es­ti­ma­do em 1 mi­lhão de bra­si­lei­ros.

A cons­ta­ta­ção está no es­tu­do Estimativa do Nú­me­ro de Usuá­ri­os de Crack e/ou Si­mi­la­res nas Ca­pi­tais do País, di­vul­ga­do, on­tem, pe­los mi­nis­té­ri­os da Jus­ti­ça e da Saú­de. A pes­qui­sa foi en­co­men­da­da pe­la Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal de Po­lí­ti­cas So­bre Dro­gas à Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fi­o­cruz).

Para o se­cre­tá­rio na­ci­o­nal de Po­lí­ti­cas so­bre Dro­gas do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça, Vi­to­re Maximiano, o nú­me­ro de usuá­ri­os re­gu­la­res des­se ti­po de dro­ga é “ex­pres­si­vo”, em­bo­ra cor­res­pon­da a 0,8% da po­pu­la­ção das ca­pi­tais (45 mi­lhões). Ele clas­si­fi­cou de sur­pre­en­den­te o fa­to de, em nú­me­ros ab­so­lu­tos, a Re­gião Nor­des­te con­cen­trar a mai­or par­te dos usuá­ri­os, con­tra­ri­an­do o sen­so co­mum, se­gun­do o qual o con­su­mo é mai­or no Su­des­te.

Co­mo a prá­ti­ca ocor­re em lo­cais pú­bli­cos e du­ran­te o dia, ela cos­tu­ma ser mais vi­sí­vel, de­vi­do à for­ma­ção das cha­ma­das cra­co­lân­di­as. De acor­do com o es­tu­do, no Nor­des­te há apro­xi­ma­da­men­te 150 mil usuá­ri­os de crack, cer­ca de 40% do to­tal de pes­so­as que fa­zem uso re­gu­lar da dro­ga em to­das as ca­pi­tais do País.

O le­van­ta­men­to mos­tra ain­da que, en­tre os 370 mil usuá­ri­os de crack e/ou si­mi­la­res, 14% são me­no­res de ida­de. Isso in­di­ca que apro­xi­ma­da­men­te 50 mil cri­an­ças e ado­les­cen­tes usam re­gu­lar­men­te es­sa subs­tân­cia nas ca­pi­tais do País. A mai­or par­te de­les (56%) tam­bém es­tão con­cen­tra­dos nas ca­pi­tais do Nor­des­te, on­de fo­ram iden­ti­fi­ca­dos 28 mil me­no­res nes­ta si­tu­a­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.