‘Ele­na’ é cinema in­ti­mis­ta

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Flá­via Guer­ra

“Vo­cê é mi­nha me­mó­ria in­con­so­lá­vel”, diz a nar­ra­do­ra, e di­re­to­ra, Pe­tra Cos­ta a Ele­na, sua ir­mã, que ela per­deu aos se­te anos e para quem de­di­ca o lon­ga-me­tra­gem homô­ni­mo, o pri­mei­ro de sua car­rei­ra (que che­ga aos ci­ne­mas de Ma­rin­gá nes­ta sex­ta­fei­ra). Quem é Ele­na? Nas­ci­da em ple­na di­ta­du­ra mi­li­tar, fi­lha de pais mi­li­tan­tes, Ele­na é a ga­ro­ta que pas­sou a pri­mei­ra in­fân­cia es­con­di­da, que viu na ado­les­cên­cia o Bra­sil se abrir e ga­nhar mo­der­ni­da­de e que viu tam­bém a ir­mã Pe­tra che­gar em 1983, quan­do ela ti­nha 13 anos. Viu che­gar tam­bém a von­ta­de, e a ne­ces­si­da­de de se tor­nar atriz e de ten­tar a car­rei­ra em No­va York, para on­de se mu­dou. Pou­co tem­po de­pois, viu seus so­nhos ruí­rem di­an­te dos tan­tos nãos que re­ce­beu. Viu-se di­an­te da im­pos­si­bi­li­da­de de pra­ti­car sua ar­te e da von­ta­de e de mor­rer.

A mor­te de Ele­na dei­xou na ir­mã Pe­tra a me­mó­ria e a per­da que a acom­pa­nha­ram por anos e que a le­va­ram a, em 2003, 13 anos de­pois da par­ti­da de Ele­na, ma­tri­cu­lar-se no cur­so de te­a­tro da Co­lum­bia Uni­ver­sity. “Vol­tei para NY para tam­bém ser atriz, per­cor­rer seus pas­sos, na es­pe­ran­ça de en­con­trar as me­mó­ri­as que ela es­cre­veu em seus diá­ri­os. Eu a bus­ca­va pe­las ru­as da ci­da­de”, con­ta a di­re­to­ra.

É es­ta me­mó­ria que não tem con­so­lo, não se es­que­ce, mas dá, em vez de so­men­te dor, ori­gem e sen­ti­do a tu­do, in­clu­si­ve ao fil­me. “Qual é nos­sa sau­da­de in­con­so­lá­vel? Ca­da um tem a sua. E mui­tas ve­zes a gen­te evi­ta até de pen­sar nes­ta me­mó­ria e, em vez de apren­der a dan­çar com ela, ne­ga”, co­men­ta a di­re­to­ra, que fez de seu pri­mei­ro lon­ga mui­to mais que um documentário clás­si­co. Ao nar­rar em pri­mei­ra pes­soa, em uma con­ver­sa com Ele­na, Pe­tra es­cre­ve um diá­rio mui­to pes­so­al da bus­ca pe­la me­mó­ria da ir­mã e da lu­ta para apren­der a li­dar com ta­ma­nha au­sên­cia.

Di­vul­ga­ção

“Ele­na”, documentário da bra­si­lei­ra Pe­tra Cos­ta: di­re­to­ra re­con­ta sui­cí­dio, em No­va York, da ir­mã atriz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.