Co­mér­cio vol­ta a con­tra­tar e há va­gas nos shop­pings

TRA­BA­LHO Após três me­ses com mais de­mis­sões, se­tor ga­ran­te bom de­sem­pe­nho em agos­to e si­na­li­za para mais con­tra­ta­ções no fim do ano; sal­do ge­ral de Ma­rin­gá é o me­lhor em qu­a­tro anos

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com O co­mér­cio de Ma­rin­gá vol­tou a con­tra­tar mais que de­mi­tir no mês de agos­to, con­for­me da­dos do Ca­das­tro Ge­ral de Em­pre­ga­dos e De­sem­pre­ga­dos (Caged) do Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho e Em­pre­go, di­vul­ga­do on­tem. O bom re­sul­ta­do, me­lhor en­tre to­dos os se­to­res da eco­no­mia da ci­da­de no mês, foi ob­ti­do após três me­ses com sal­do ne­ga­ti­vo de em­pre­gos.

En­tre maio e ju­lho, fo­ram fe­cha­das 415 va­gas nas lo­jas do ata­ca­do e do va­re­jo. Em agos­to, o sal­do po­si­ti­vo foi de 372 va­gas, o que aju­dou a ci­da­de a atin­gir um sal­do po­si­ti­vo ape­nas no co­mér­cio de 1.322 va­gas nos oi­to pri­mei­ros me­ses de 2013, o me­lhor re­sul­ta­do dos úl­ti­mos qu­a­tro anos para o mes­mo pe­río­do.

“A eco­no­mia co­me­çou a re­a­gir mais ce­do que o es­pe­ra­do. Nor­mal­men­te, exis­tem mais con­tra­ta­ções a par­tir de setembro. O re­sul­ta­do dos em­pre­gos no co­mér­cio e na in­dús­tria são mui­to po­si­ti­vos e si­na­li­zam a pers­pec­ti­va de que te­re­mos um de­zem­bro me­lhor nes­te fim de ano”, ava­lia o eco­no­mis­ta Joil­son Dias. Com re­la­ção às con­tra­ta­ções tem­po­rá­ri­as, a ex­pec­ta­ti­va de Dias se­gue uma li­nha mais mo­de­ra­da. “Nor­mal­men­te se cri­am de 800 a 1200 va­gas tem­po­rá­ri­as na ci­da­de. Para es­te ano, co­mo o co­mér­cio co­me­çou a re­a­gir mais ce­do, pre­fi­ro tra­ba­lhar com 800 em­pre­gos tem­po­rá­ri­os, o que é mui­to bom”, diz.

Para quem bus­ca uma opor­tu­ni­da­de no co­mér­cio não é pre­ci­so es­pe­rar até no­vem­bro para bus­car uma ocu­pa­ção. Há va­gas em aber­to em ao me­nos três, dos cin­co prin­ci­pais shop­pings da ci­da­de. Além dis­so, ape­nas a C&A, que vai ser inau­gu­ra­da na se­gun­da quin­ze­na de no­vem­bro no Ma­rin­gá Park está em ple­no pro­ces­so de se­le­ção de fun­ci­o­ná­ri­os. “Há ou­tros lo­jis­tas con­tra­tan­do. Te­mos cer­ca de 40 va­gas em aber­to hoje. E tem vá­ri­as opor­tu­ni­da­des para ge­ren­te. Há uma de­man­da bem gran­de por es­tes pro­fis­si­o­nais”, afir­ma a ge­ren­te ge­ral do Ma­rin­gá Park, Cláu­dia Mi­chiu­ra.

Ven­de­do­res, re­po­si­to­res, cai­xas, ge­ren­tes, au­xi­li­a­res de co­zi­nha, em­pa­co­ta­do­res e ou­tros pro­fis­si­o­nais tam­bém pro­cu­ra­dos pe­los lo­jis­tas do Ca­tu­aí Ma­rin­gá. A Cen­tau­ro, por exem­plo, bus­ca três re­po­si­to­res para con­tra­ta­ção ime­di­a­ta. E, para o fim do ano, se­gun­do a ge­ren­te da lo­ja Mi­che­le Go­mes, a empresa vai pre­ci­sar de ao me­nos mais seis fun­ci­o­ná­ri­os. A opor­tu­ni­da­de po­de não ser ape­nas tem­po­rá­ria. “Quan­do a gen­te con­tra­ta para o Na­tal, sem­pre ob­ser­va o per­fil de quem en­tra. Se fi­zer um tra­ba­lho bom no pe­río­do,tem gran­des chan­ces de fi­car com a gen­te. Vá­ri­os co­la­bo­ra­do­res en­tra­ram nes­ta épo­ca e fo­ram efetivados”, afir­ma.

No shop­ping Ci­da­de a re­a­li­da­de do mer­ca­do não é di­fe­ren­te. A ge­ren­te de mar­ke­ting, Már­cia La­mas, con­ta que há lo­jis­tas um pou­co re­ce­o­sos com a pos­si­bi­li­da­de da di­fi­cul­da­de de con­tra­tar, re­gis­tra­da atu­al­men­te, in­ter­fe­rir no fim do ano. “Quem pre­ci­sa de em­pre­go po­de pro­cu­rar. Te­mos mui­tas va­gas em aber­to, pre­ci­san­do para hoje”, des­ta­ca.

No Lar Cen­ter Man­da­ca­ru Bou­le­vard, que in­cor­po­rou um no­vo con­cei­to nos úl­ti­mos me­ses com a aber­tu­ra de no­vas lo­jas de mó­veis, col­chões e ou­tros, a pers­pec­ti­va é que as 51 ope­ra­ções exis­ten­tes abram cer­ca de 120 va­gas para no­vem­bro e de­zem­bro.

Ra­fa­el Sil­va

Anún­cio que pas­sa a fi­car tão co­mum quan­to as pro­mo­ções nas vi­tri­nes: va­gas de em­pre­go nas lo­jas; eco­no­mia lo­cal re­a­giu mais ce­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.