Me­lhor re­sul­ta­do em qu­a­tro anos

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

Em agos­to, 8.556 pro­fis­si­o­nais ga­ran­ti­ram um em­pre­go for­mal em Ma­rin­gá, ao mes­mo tem­po em que 7.647 pes­so­as fo­ram des­li­ga­das do tra­ba­lho. O re­sul­ta­do é um sal­do po­si­ti­vo de 909 va­gas, o se­gun­do me­lhor do Pa­ra­ná no pe­río­do, atrás ape­nas de Curitiba. O de­sem­pe­nho co­la­bo­ra para o sal­do ge­ral das va­gas na ci­da­de, que che­gou a 8.043 no­vas ocu­pa­ções nos oi­to pri­mei­ros me­ses do ano. É o me­lhor re­sul­ta­do re­gis­tra­do em qu­a­tro anos.

Do co­me­ço de ja­nei­ro até o fi­nal de agos­to de 2013, 71.440 pes­so­as fo­ram con­tra­ta­das com a car­tei­ra as­si­na­da, en­quan­to que 63.397 fo­ram des­li­ga­das das em­pre­sas. Pou­co mais de 30% des­ta ro­ta­ti­vi­da­de ocor­reu no se­tor de ser­vi­ços, que in­clui seg­men­tos co­mo a saú­de e a edu­ca­ção. Nos oi­to pri­mei­ros me­ses hou­ve 27.297 con­tra­ta­ções, con­tra 23.618 des­li­ga­men­tos. A mo­vi­men­ta­ção ga­ran­tiu um sal­do po­si­ti­vo de 3.679 va­gas.

“Es­te ano, es­ta­mos nos sur­pre­en­den­do em vá­ri­os as­pec­tos. Ha­vía­mos fei­to uma pre­vi­são ini­ci­al de 6 mil no­vas va­gas de tra­ba­lho para 2013, o que ten­de a ser su­pe­ra­do”, ava­lia o eco­no­mis­ta Joil­son Dias. Com a re­to­ma­da das con­tra­ta­ções em agos­to, ele ava- lia que Ma­rin­gá po­de­rá fe­char o ano com sal­do de 8 mil em­pre­gos a mais do que no fi­nal de 2012.

“Se a eco­no­mia con­se­guir man­ter es­te rit­mo, po­de­re­mos atin­gir ou até su­pe­rar a mar­ca de 8 mil. Em­bo­ra no ano pas­sa­do ha­vía­mos fei­to es­ta pre­vi­são e hou­ve uma de­mis­são em mas­sa em de­zem­bro, re­du­zin­do o sal­do ge­ral”, con­si­de­ra. No úl­ti­mo mês do ano pas­sa­do, Ma­rin­gá re­gis­trou um sal­do ne­ga­ti­vo de 2.420 va­gas, e no ba­lan­ço fi­nal do ano de 2012, a ci­da­de re­gis­trou 6.464 no­vos em­pre­gos.

“Há sem­pre es­ta pre­o­cu­pa­ção com o fi­nal do ano por­que a in­dús­tria re­duz o rit­mo. Ao mes­mo tem­po, o fa­to da in­dús­tria de trans­for­ma­ção ter re­gis­tra­do sal­do po­si­ti­vo no mês de agos­to des­te ano é um bom in­di­ca­ti­vo para a eco­no­mia da ci­da­de”, diz.

Com sal­do de 142 va­gas, a in­dús­tria de trans­for­ma­ção foi o ter­cei­ro se­tor da eco­no­mia que mais co­la­bo­rou para o au­men­to da mas­sa de tra­ba­lho no mês de agos­to. O se­tor de ser­vi­ços, prin­ci­pal mo­tor da ge­ra­ção de em­pre­gos de Ma­rin­gá, fi­cou em se­gun­do lu­gar com a cri­a­ção de 317 va­gas for­mais de tra­ba­lho. O co­mér­cio, que sur­pre­en­deu ga­ran­tiu sal­do de 372 va­gas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.