País tem al­ta de 26%, com 127 mil pos­tos

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

No mês de agos­to fo­ram cri­a­dos 127.648 pos­tos de em­pre­go for­mal no País. O re­sul­ta­do, di­vul­ga­do on­tem pe­lo Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho e Em­pre­go mos­tra que hou­ve uma evo­lu­ção (26,4%) fren­te ao mes­mo mês do ano pas­sa­do, quan­do fo­ram cri­a­dos 100.938.

Ape­sar da me­lho­ra, os me­ses de agos­to de 2013 e de 2012 ain­da são os me­no­res des­de o iní­cio da sé­rie his­tó­ri­ca --agos­to de 2003- quan­do fo­ram cri­a­dos 79.772 va­gas no pe­río­do. Em re­la­ção ao mês an­te­ri­or, ju­lho, o cres­ci­men­to foi de 0,32%. Na clas­si­fi­ca­ção por ati­vi­da­de econô­mi­ca, to­dos os se­to­res apre­sen­ta­ram va­ri­a­ções mí­ni­mas fren­te ao mes­mo mês do ano pas­sa­do.

Des­ta­ques para o se­tor de ser­vi­ços, que ge­rou 64.290 pos­tos de tra­ba­lho (an­te 54.323 no mes­mo mês do ano an­te­ri­or), co­mér­cio, com au­men­to de 50.070 pos­tos de tra­ba­lho (con­tra 31.347 em agos­to de 2012) e a in­dús­tria de trans­for­ma­ção, com o au­men­to de 11.347 pos­tos (an­te 16.438 em agos­to de 2012). A agri­cul­tu­ra (12.092 pos­tos) e ser­vi­ços in­dus­tri­ais de uti­li­da­de pú­bli­ca (-448 pos­tos) fo­ram os se­to­res que re­gis­tra­ram de­clí­nio no em­pre­go.

Ex­cep­ci­o­nal­men­te es­te mês, o Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho não con- vo­cou jor­na­lis­tas para apre­sen­ta­ção dos da­dos do Ca­das­tro Ge­ral de Em­pre­ga­dos e De­sem­pre­ga­dos. O mi­nis­té­rio vi­ve uma cri­se de­pois que a Po­lí­cia Fe­de­ral de­fla­grou ope­ra­ção que pren­deu in­te­gran­tes da cú­pu­la da pas­ta. Es­ta se­ma­na, foi no­ti­ci­a­do que até o ir­mão do che­fe de ga­bi­ne­te do mi­nis­tro Ma­no­el Dias (Tra­ba­lho) é apon­ta­do em au­di­to­ria fe­de­ral co­mo res­pon­sá­vel por su­pos­tas frau­des co­me­ti­das em con­vê­nio fir­ma­do pe­la pas­ta com uma or­ga­ni­za­ção não go­ver­na­men­tal li­ga­da ao PDT.

O eco­no­mis­ta-che­fe do Es­pí­ri­to San­to In­vest­ment Bank, Jan­ki­el Santos, afir­mou que, nu­ma ava­li­a­ção pre­li­mi­nar, o sal­do po­si­ti­vo de pos­tos de tra­ba­lho cri­a­dos em agos­to si­na­li­za uma ace­le­ra­ção na cri­a­ção de em­pre­gos an­te ju­lho, quan­do fo­ram ge­ra­das ape­nas 41.463 va­gas. “Vi­mos que o nú­me­ro foi for­te e, ape­sar de mos­trar que há uma flu­tu­a­ção, com da­dos mai­o­res em um mês e me­no­res em ou­tro, mos­tra que pe­lo me­nos ain­da exis­te ge­ra­ção de em­pre­go e não uma re­du­ção. E a si­na­li­za­ção é po­si­ti­va por­que, mes­mo ti­ran­do ajus­te sa­zo­nal, o nú­me­ro vem mais for­te que o an­te­ri­or”, dis­se Santos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.