Pa­di­lha re­cu­sa re­gis­tro pro­vi­só­rio para es­tran­gei­ro

Mi­nis­tro ale­ga que os pro­fis­si­o­nais, que vão atu­ar no pro­gra­ma Mais Mé­di­cos, es­tão no País para tra­ba­lhar, du­ran­te três anos, nas áre­as mais re­mo­tas do Bra­sil

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Di­e­go Zan­chet­ta e Folhapress

re­da­cao@ O mi­nis­tro de Saú­de, Ale­xan­dre Pa­di­lha, dis­se, on­tem, em São Pau­lo, que não acei­ta a ori­en­ta­ção da­da pe­lo Con­se­lho Fe­de­ral de Me­di­ci­na (CFM), para con­ce­der re­gis­tro pro­vi­só­rio de 15 dias, para os pro­fis­si­o­nais es­tran­gei­ros do pro­gra­ma Mais Mé­di­cos. “Os mé­di­cos vi­e­ram para tra­ba­lhar três anos nas áre­as mais re­mo­tas do Bra­sil. Os con­se­lhos re­gi­o­nais de Me­di­ci­na pre­ci­sam cum­prir a lei. Os mé­di­cos es­tão an­si­o­sos para re­ce­ber os cer­ti­fi­ca­dos de­les e co­me­çar o aten­di­men­to”, des­ta­cou.

Ques­ti­o­na­do so­bre o que o go­ver­no fa­rá ca­so os con­se­lhos não emi­tam os re­gis­tros até se­gun­da-fei­ra, iní­cio do Mais Mé­di­cos, Pa­di­lha in­for­mou que a Ad­vo­ca­cia-Ge­ral da União (AGU) po­de­rá mo­ver ação de im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va. “Tem que ser fei­to o que a Jus­ti­ça do Rio Gran­de do Sul já de­ci­diu”, res­sal­tou.

Ori­en­ta­ção

On­tem, o CFM ori­en­tou os con­se- lhos re­gi­o­nais da ca­te­go­ria a emi­ti­rem os re­gis­tros dos pro­fis­si­o­nais es­tran­gei­ros do Mais Mé­di­cos, des­de que a do­cu­men­ta­ção es­te­ja “com­ple­ta e sem in­con­sis­tên­ci­as”.

Se­gun­do o CFM, a no­va ori­en­ta­ção foi da­da, de­pois de a AGU ter ma­ni­fes­ta­do, di­an­te da Jus­ti­ça do Rio Gran­de do Sul, o en­ten­di­men­to de que de­vem ser re­pas­sa­dos aos con­se­lhos re­gi­o­nais o en­de­re­ço de tra­ba­lho e os no­mes dos tu­to­res e su­per­vi­so­res de ca­da um dos es­tran­gei­ros ins­cri­tos no pro­gra­ma.

Ce­a­rá

O Con­se­lho Re­gi­o­nal de Me­di­ci­na do Ce­a­rá (Cre­mec) li­be­rou, on­tem, os re­gis­tros de 12 mé­di­cos es­tran­gei­ros, in­cluin­do cu­ba­nos, que atu­a­rão no Es­ta­do pe­lo Mais Mé­di­cos. A clas­se mé­di­ca do Es­ta­do é uma das “Os con­se­lhos re­gi­o­nais de Me­di­ci­na pre­ci­sam cum­prir a lei. Os mé­di­cos es­tão an­si­o­sos para co­me­çar o aten­di­men­to” mais re­sis­ten­tes aos es­tran­gei­ros, ten­do re­ce­bi­do os cu­ba­nos com vai­as no iní­cio do cur­so pre­pa­ra­tó­rio para o pro­gra­ma.

A li­be­ra­ção ocor­re ao fim do pra­zo de 15 dias dos pri­mei­ros 12 pe­di­dos de re­gis­tros de mé­di­cos es­tran­gei­ros e após ori­en­ta­ção do CFM, no sen­ti­do de li­be­rar os re­gis­tros. Ain­da es­tão pen­den­tes ou­tros vin­te re­gis­tros, que só de­ve­rão ser li­be­ra­dos na pró­xi­ma se­ma­na. Os es­tran­gei­ros, po­rém, ain­da não re­ce­be­ram os re­gis­tros, por­que fal­ta o go­ver­no fe­de­ral pa­gar as ta­xas re­fe­ren­tes à con­fec­ção dos do­cu­men­tos.

In­te­gran­tes do go­ver­no fe­de­ral es­ti­ve­ram, on­tem, no Cre­mec para con­ver­sar so­bre o as­sun­to. Se­gun­do o Con­se­lho, eles se com­pro­me­te­ram a, quan­do re­tor­na­rem para pe­gar os re­gis­tros, mar­car um en­con­tro en­tre os 12 mé­di­cos e in­te­gran­tes do Cre­mec para uma con­ver­sa pro­to­co­lar so­bre a pro­fis­são e tam­bém para in­for­mar os tu­to­res dos es­tran­gei­ros.

O con­se­lho não in­for­mou quan­tos eram cu­ba­nos des­ses 12 mé­di­cos es­tran­gei­ros que ti­ve­ram os re­gis­tros li­be­ra­dos.

To­maz Sil­va/ABr

Uma das ati­vi­da­des, na fa­se de adap­ta­ção, é vi­si­tar uni­da­des co­mo o Cen­tro de Di­ag­nós­ti­co do Rio de Ja­nei­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.