Es­tu­dan­tes ‘abra­çam’ Pra­ça Se­te de Setembro

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Van­da Mu­nhoz

van­da@odi­a­rio.com O Dia In­ter­na­ci­o­nal da Paz é co­me­mo­ra­do hoje, mas, des­de on­tem, Ma­rin­gá pre­sen­cia ações que lem­bram a paz. On­tem, cer­ca de 500 alu­nos de três es­co­las, re­a­li­za­ram um ato na Pra­ça Se­te de Setembro. Apre­sen­ta­ção de co­ral, dan­ça e dis­tri­bui­ção de sa­cos para li­xo de veí­cu­los fi­ze­ram par­te dos fes­te­jos.

O ato te­ve a par­ti­ci­pa­ção das ins­ti­tui­ções: Co­lé­gio San­ta Cruz, Co­lé­gio Es­ta­du­al Ge­rar­do Bra­ga e Es­co­la Es­ta­du­al El­vi­ra Ba­la­ni. Ca­da ins­ti­tui­ção fez uma apre­sen­ta­ção. Do Co­lé­gio San­ta Cruz te­ve uma per­for­man­ce com o co­ral. As ou­tras du­as ins­ti­tui­ções apre­sen­ta­ram dan­ças.

A di­re­to­ra do San­ta Cruz, An­na The­re­za Va­li­as Mei­ra, con­ta que, há cin­co anos, o co­lé­gio re­a­li­za ações para co­me­mo­rar o Dia In­ter­na­ci­o­nal da Paz. “Mas os even­tos eram re­a­li­za­dos ape­nas dentro do co­lé­gio. Nes­te ano, de­ci­di­mos con­vi­dar ou­tras du­as ins­ti­tui­ções de en­si­no um ato em lo­cal público”, des­ta­ca.

Ela res­sal­ta que o even­to é uma for­ma de cons­ci­en­ti­zar, não ape­nas os jo­vens que par­ti­ci­pa­ram - de 14 a 18 anos -, mas to­da a co­mu­ni­da­de, so­bre o sen­ti­do e sig­ni­fi­ca­do da paz. “É uma for­ma de al­can­çar­mos a co­mu­ni­da­de, mos­tran­do que to­dos es­tão jun­tos. Os jo­vens gos­ta­ram mui­to”, ob­ser­va.

An­na The­re­za acres­cen­ta que o ato ga­nha um sig­ni­fi­ca­do a mais pe­lo fa­to de 2013 ser o ano em que a Igre­ja Ca­tó­li­ca ce­le­bra a ju­ven­tu­de. “Na Jor­na­da Mundial da Ju­ven­tu­de, o pa­pa Fran­cis­co dis­se que a ju­ven­tu­de não de­ve­ria se­li­mi­taràJor­na­da”, co­men­ta.

A ação dos alu­nos con­tou com o apoio da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Trans­por­te e Se­gu­ran­ça (Se­trans), que co­or­de­nou o mo­vi­men­to na Pra­ça e per­mi­tiu aos alu­nos dis­tri­buí­rem as sa­co­las de li­xo para os mo­to­ris­tas uti­li­za­rem nos veí­cu­los. Na sa­co­la, de ma­te­ri­al re­ci­clá­vel, ha­via a men­sa­gem: “Paz, cul­ti­ve es­sa se­men­te”. Os alu­nos em­pu­nha­ram car­ta­zes so­bre o te­ma e, de­pois, abra­ça­ram a Pra­ça em um ges­to de con­fra­ter­ni­za­ção e ca­ri­nho.

Dou­glas Mar­çal

Cer­ca de 500 alu­nos de três es­co­las de Ma­rin­gá par­ti­ci­pa­ram do ato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.