Lo­bão pre­vê êxi­to no lei­lão do pré-sal

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Laís Ale­gret­ti e Adriana Fer­nan­des

O go­ver­no está con­ven­ci­do do su­ces­so no lei­lão do cam­po de Li­bra, na Ba­cia de Santos, com ba­se nas em­pre­sas ins­cri­tas. A de­cla­ra­ção é do mi­nis­tro das Mi­nas e Ener­gia, Edi­son Lo­bão, des­ta­can­do que os in­te­res­sa­dos reú­nem as prin­ci­pais pe­tro­lei­ras do mun­do. “Achei ne­ces­sá­rio pres­tar es­cla­re­ci­men­tos so­bre a ins­cri­ção de em­pre­sas bra­si­lei­ras e es­tran­gei­ras no lei­lão do pré-sal. A au­sên­cia de al­gu­mas pe­tro­lei­ras me­re­ce es­se es­cla­re­ci­men­to do go­ver­no”, des­ta­cou.

Lo­bão res­sal­tou que o cam­po de Li­bra é ge­ne­ro­so. “Vai de­mons­trar que re­pre­sen­ta um mar­co para a ex­plo­ra­ção de pe­tró­leo no Bra­sil e gran­de opor­tu­ni­da­de para as pe­tro­lei­ras que ve­nham tra­ba­lhar na ex­plo­ra­ção do nos­so pe­tró­leo”, acres­cen­tou.

O mi­nis­tro afir­mou que há cer­to pes­si­mis­mo de ana­lis­tas ao ci­ta­rem que “du­as ou qu­a­tro” gran­des em­pre­sas dei­xa­ram de se ins­cre­ver. “Das 12 prin­ci­pais em­pre­sas, se­te es­tão ins­cri­tas. Por­tan­to, não se po­de­ria ima­gi­nar um su­ces­so mai­or do que es­se em ma­té­ria de pre­sen­ça de gran­des em­pre­sas”, fri­sou.

Lo­bão ain­da re­ba­teu crí­ti­cas de que al­gu­mas das ins­cri­tas são es­ta­tais. “Qual é o mal que há nis­so? A Pe­tro­bras é es­ta­tal”, dis­se.

O mi­nis­tro afir­mou ain­da que o re­gi­me de par­ti­lha se­rá bom no Bra­sil e é bom em vá­ri­os paí­ses. “Das em­pre­sas ins­cri­tas, al­gu­mas já ex­plo­ram pe­tró­leo em re­gi­me de par­ti­lha ou de pres­ta­ção de ser­vi­ços em ou­tros paí­ses”, afir­mou, acres­cen­tan­do que “não se fez na­da de er­ra­do com a le­gis­la­ção cons­truí­da com apoio do Con­gres­so Na­ci­o­nal”.

A Agên­cia Na­ci­o­nal do Pe­tró­leo, Gás Na­tu­ral e Bi­o­com­bus­tí­veis (ANP) re­ce­beu nes­ta quin­ta­fei­ra um quar­to das ins­cri­ções es­pe­ra­das para a dis­pu­ta por Li­bra, atu­al­men­te, a mai­or re­ser­va de pe­tró­leo em ofer­ta no mun­do. Gi­gan­tes co­mo Ex­xon Mo­bil, BP, BG, Che­vron e Sta­toil fi­ca­rão fo­ra do pri­mei­ro lei­lão do pré-sal, mar­ca­do para 21 de ou­tu­bro.

Além da Pe­tro­bras, que par­ti­ci­pa, obri­ga­to­ri­a­men­te, co­mo ope­ra­do­ra, com um mí­ni­mo de 30% no con­sór­cio ven­ce­dor, ins­cre­ve­ram-se dez em­pre­sas, o que su­ge­re uma dis­pu­ta com ape­nas dois gran­des con­sór­ci­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.