Tem­po­ra­da tes­ta jo­gos com pon­tu­a­ção até 21

O Diario do Norte do Parana - - ESPORTES -

A gran­de no­vi­da­de da atu­al tem­po­ra­da da Superliga Na­ci­o­nal de Vô­lei é a al­te­ra­ção no sis­te­ma de pon­tu­a­ção. Os 25 pon­tos ne­ces­sá­ri­os para o fe­cha­men­to de um set, ex­ce­to­o­tie-bre­ak, pas­sa­ma­ser21.

A pe­di­do da Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal (FIVB), pre­si­di­da pe­lo ex-man­da­tá­rio da CBV, Ary Gra­ça, o prin­ci­pal tor­neio da mo­da­li­da­de no Bra­sil ser­vi­rá de la­bo­ra­tó­rio. A fi­na­li­da­de é re­du­zir o tem­po das par­ti­das, a fim de ade­quar os jo­gos às gra­des das emis­so­ras de te­le­vi­são.

Com a abre­vi­a­ção da par­ci- al, os tem­pos téc­ni­cos não ocor­re­rão mais quan­do uma equi­pe atin­gir 8 e 16 pon­tos, mas quan­do che­gar a 7 a 14. A du­ra­ção do tie-bre­ak, con­tu­do, se­gue idên­ti­ca: irá até 15 pon­tos, com uma pa­ra­da ao al­can­çar 8. Os dois gê­ne­ros da Superliga. mas­cu­li­no e fe­mi­ni­no, não se­rão os pri­mei­ros tor­nei­os a tes­ta­rem a no­va de­ter­mi­na­ção. Al­gu­mas dis­pu­tas de cam­pe­o­na­tos na Eu­ro­pa tam­bém ser­vem co­mo “co­baia” da Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de Vô­lei. Ou­tros Es­ta­du­ais bra­si­lei­ros tam­bém tes­tam.

Ou­tras du­as im­por­tan­tes mu­dan­ças fo­ram de­fi­ni­das pe­la CBV. Na Superliga mas­cu­li­na, se­rá per­mi­ti­do aos clu­bes com­ple­tar a sua lis­ta de 20 ins­cri­tos com atle­tas que te­nham atu­a­do por equi­pes já eli­mi­na­das da Superliga B. A re­gra se­rá vá­li­da até 28 de fe­ve­rei­ro de 2014 so­men­te para atle­tas bra­si­lei­ros. Além dis­so, os de­le­ga­dos de jo­go pas­sa­rão a ser neu­tros, in­di­ca­dos pe­la CBV, e não mais pe­las fe­de­ra­ções. Es­ta era uma das rei­vin­di­ca­ções de clu­bes e atle­tas para a pró­xi­ma tem­po­ra­da.

| 6ª RO­DA­DA (*) Ho­rá­ri­os a se­rem de­fi­ni­dos pe­la CBV.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.