Ali­men­ta­ção ina­de­qua­da

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

De ca­da cem en­tre­vis­ta­dos para a pes­qui­sa nas três ci­da­des, 74 não co­mem a quan­ti­da­de in­di­ca­da de fru­tas, le­gu­mes e hor­ta­li­ças. Em Sarandi, o ín­di­ce é bem mais al­to: 74%. Em Pai­çan­du, 49% têm ali­men­ta­ção ina­de­qua­da. Uma di­e­ta é con­si­de­ra­da ina­de­qua­da quan­do o con­su­mo de fru­tas, le­gu­mes e hor­ta­li­ças é in­fe­ri­or a cin­co ve­zes por se­ma­na.

Na lu­ta con­tra a ba­lan­ça, a nu­tri­ci­o­nis­ta Ana Pau­la Sou­za diz que di­e­tas res­tri­ti­vas de­mais não fun­ci­o­nam e que a me­lhor saí­da é or­ga­ni­zar os ho­rá­ri­os das re­fei­ções e co­mer sau­dá­vel. Para pa­ci­en­tes obe­sos, a téc­ni­ca, se­gun­do ela, é in- ter­fe­rir no car­dá­pio e di­mi­nuir de 25% a 30% as ca­lo­ri­as in­ge­ri­das por dia. “Quem é gor­di­nho co­me mui­to. Não po­de pas­sar uma di­e­ta res­tri­ta.”

Or­ga­ni­zar os ho­rá­ri­os das re­fei­ções é um pas­so im­por­tan­te para per­der peso por­que é im­por­tan­te es­ti­mu­lar o me­ta­bo­lis­mo. His­tó­ria co­mum no con­sul­tó­rio é o “não to­mo ca­fé da ma­nhã”. “A pes­soa tem que acor­dar e que­brar o je­jum de oi­to ho­ras. A par­tir daí, tem que co­mer a ca­da três ho­ras.” Pes­qui­sas já mos­tra­ram que quem faz ape­nas três re­fei­ções ga­nha mais peso do que quem co­me seis ve­zes ao dia. “O or­ga­nis­mo é fei­to para en­gor­dar e so­bre- vi­ver. Se a pes­soa não co­me, o cor­po acha que vai pas­sar fo­me e o me­ta­bo­lis­mo de­sa­ce­le­ra”, ex­pli­ca.

A di­e­ta nem sem­pre é as­so­ci­a­da à ati­vi­da­de fí­si­ca. Al­guns ca­sos, de obe­si­da­de ex­tre­ma, a nu­tri­ci­o­nis­ta re­co­men­da que o pa­ci­en­te eli­mi­ne cin­co qui­los an­tes de se exer­ci­tar. “O exer­cí­cio é im­por­tan­te, des­de que ele es­te­ja ap­to a fa­zer.” Al­guns fi­to­te­rá­pi­cos, que con­tro­lam an­si­e­da­de, são re­cei­ta­dos para evi­tar o ata­que a do­ces no fim de se­ma­na e nas ma­dru­ga­das. Mas a pa­la­vra-cha­ve para mu­dar de vi­da, na opi­nião de Ana, é a mo­ti­va­ção. “É fun­da­men­tal para ema­gre­cer.”

Dou­glas Mar­çal

Nas ru­as, não é di­fí­cil ver pes­so­as aci­ma do peso. Mé­di­cos aler­tam que do­en­ças che­gam de for­ma si­len­ci­o­sa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.