Na re­gião, mai­o­ria é se­den­tá­ria

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com Fa­zer exer­cí­cio fí­si­co to­dos os dias não faz par­te da ro­ti­na da mai­o­ria dos mo­ra­do­res de Ma­rin­gá, Pai­çan­du e Sarandi. É o que re­ve­la a pes­qui­sa so­bre fa­to­res de ris­co para do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res, co­or­de­na­da pe­la pro­fes­so­ra-dou­to­ra So­nia Sil­va Mar­con, da UEM. O es­tu­do con­cluiu que 74% dos que par­ti­ci­pa­ram do le­van­ta­men­to não se exer­ci­tam pe­lo me­nos três ve­zes na se­ma­na e por no mí­ni­mo 30 mi­nu­tos.

Até mes­mo em Ma­rin­gá, que con­ta com in­fra­es­tru­tu­ra fa­vo­rá­vel à prá­ti­ca de ati­vi­da­de fí­si­ca, o ín­di­ce de se­den­tá­ri­os foi al­to: 70%. “Na ci­da­de há in­cen­ti­vos para an­dar de bi­ci­cle­ta e fe­cham­se ru­as aos do­min­gos para au­men­tar o público. Os in­cen­ti­vos têm que ser para o exer­cí­cio para que da­qui al­guns anos ve­ja­mos pes­so­as acos­tu­ma­das com a ati­vi­da­de fí­si­ca”, co­men­ta o car­di­o­lo­gis­ta Mar­cus Ro­ber­to An­dreuc­ci.

O pro­fes­sor-dou­tor em Edu- ca­ção Fí­si­ca, Nel­son Nar­do Ju­ni­or, avi­sa que o exer­cí­cio fí­si­co se trans­for­mou em ne­ces­si­da­de hu­ma­na bá­si­ca. “Ele atin­giu o mes­mo sta­tus de im­por­tân­cia da ali­men­ta­ção e de es­co­var os den­tes.”

Ele ex­pli­ca que para os 30 mi­nu­tos mí­ni­mos diá­ri­os de ati­vi­da­de fí­si­ca, é per­mi­ti­do so­mar o tem­po gas­to na ida e na vol­ta ao tra­ba­lho a pé ou de bi­ci­cle­ta. Mas para per­da de peso é pou­co. Quei­mar gor­du­ras re­quer de 60 a 90 mi­nu­tos de exer­cí­cio por dia.

Ricardo Lo­pes

Em 5 me­ses, Ever­ton per­deu 37 qui­los com di­e­ta e exer­cí­ci­os fí­si­cos: “A dis­po­si­ção muda”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.