Mu­dan­ça de vi­da para per­der peso

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

Um exa­me de ro­ti­na, há 1 ano, mos­trou que as coi­sas não iam bem. Gor­du­ra no fí­ga­do e ní­veis de co­les­te­rol e tri­gli­ce­rí­di­os ele­va­dos de­mais fi­ze­ram Ever­ton Se­na, 22 anos, ema­gre­cer. Seis me­ses de­pois, em mar­ço des­te ano, ele de­ci­diu pro­cu­rar uma nu­tri­ci­o­nis­ta e te­ve que aban­do­nar fri­tu­ras, cer­ve­ja, mas­sas e re­fri­ge­ran­te: tu­do o que es­ta­va acos­tu­ma­do a co­mer em ca­sa.

Os pri­mei­ros 15 dias de di­e­ta fo­ram os mais di­fí­ceis. “Eu ti­nha ro­ti­na de co­mer du­as ou três ve­zes por dia, mas ti­ve que co­mer al­gu­ma coi­sa to­da ho­ra. An­tes, de ma­nhã eu não co­mia na­da e na ho­ra do al­mo­ço fa­zia aque­la pra­ta­da.” En­tre mar­ço e agos­to –, Se­na per­deu 37 qui­los. Saiu dos 119 para 82 qui­los em cin­co me­ses com di­e­ta e exer­cí­cio fí­si­co. Ago­ra, a me­ta é ga­nhar mas­sa ma­gra.

Cin­co me­ses de di­e­ta e 37 qui­los a me­nos, ele sen­te os be­ne­fí­ci­os de es­tar dentro do peso. “A dis­po­si­ção muda e con­si­go ca­mi­nhar sem ter que tro­car de ca­mi­se­ta.” O ní­vel de co­les­te­rol vol­tou ao mí­ni­mo e ago­ra usa cal­ças ta­ma­nho 42, e não mais 56.

A es­tu­dan­te Amanda Al­ves, 14, ema­gre­ceu 22 qui­los e con­se­guiu en­trar no ti­me de gi­nás- ti­ca rit­ma do co­lé­gio. Ela trei­na qu­a­tro ho­ras por dia, de se­gun­da a sá­ba­do. “Eu sem­pre ti­ve o se­nho de en­trar para a gi­nás­ti­ca rít­mi­ca, mas por cau­sa do ex­ces­so de peso era pra­ti­ca­men­te im­pos­sí­vel”, con­ta. “Tam­bém fi­quei cheia de as pes­so­as na es­co­la me hu­mi­lhar e xin­gar de gor­da. As rou­pas não en­tra­vam e quan­do pro­va­va as cal­ças fi­ca­va ner­vo­sa.” Para per­der peso, Amanda fez o acom­pa­nha­men­to, por 2 anos, com nu­tri­ci­o­nis­ta e psi­có­lo­go no Nú­cleo de Es­tu­dos Mul­ti­pro­fis­si­o­nal da Obe­si­da­de (Ne­mo), que fun­ci­o­na na UEM).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.