San­ta Inês es­co­lhe no­vo pre­fei­to em no­vem­bro

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Os 1,5 mil elei­to­res do me­nor e mais po­bre mu­ni­cí­pio do no­ro­es­te pa­ra­na­en­se, San­ta Inês (a 105 quilô­me­tros de Ma­rin­gá), vol­tam às ur­nas no dia 3 de no­vem­bro para de­fi­nir quem se­rá o pre­fei­to da ci­da­de, já que o pre­fei­to que es­co­lhe­ram um ano atrás nem che­gou a ser di­plo­ma­do de­vi­do a pro­ble­mas que car­re­ga­va des­de os anos 90, quan­do foi pre­fei­to e te­ve con­tas re­pro­va­das pe­lo Tri­bu­nal de Con­tas do Es­ta­do do Pa­ra­ná.

Em­bo­ra a cam­pa­nha es­te­ja au­to­ri­za­da des­de o iní­cio do mês, a ci­da­de ain­da não vi­ve cli­ma de elei­ção, já que des­ta vez não há can­di­da­tos a ve­re­a­dor e os dois pos­tu­lan­tes à pre­fei­tu­ra es­tão dei­xan­do para ir às ru­as só nos úl­ti­mos dias. “Co­mo aqui to­do mun­do se co­nhe­ce e se vê qua­se que diariamente, é bes­tei­ra fa­zer cam­pa­nhas ba­ru­lhen­tas”, dis­se o ve­re­a­dor João de Frei­tas (PT), que está no quin­to man­da­to con­se­cu­ti­vo.

Os dois can­di­da­tos a pre­fei­to es­tão en­tre os mais co­nhe­ci­dos mo­ra­do­res do mu­ni­cí­pio de 1,8 mil ha­bi­tan­tes. O far­ma­cêu­ti­co Mar­cel An­dré Re­go­vi­chi, o Cia (PSD), uma das pou­cas pes­so­as na ci­da­de com cur­so su­pe­ri­or, é nas­ci­do em San­ta Inês, tem 43 anos e foi o can­di­da­to a ve­re­a­dor mais bem vo­ta­do das elei­ções do ano pas­sa­do, foi elei­to pre­si­den- te da Câ­ma­ra, mas não foi ve­re­a­dor um dia se­quer. Co­mo o pre­fei­to elei­to, Jo­sé Pe­dro Ro­dri­gues da Sil­va (PTB), foi im­pe­di­do de as­su­mir pe­la Jus­ti­ça, Cia vi­rou pre­fei­to e con­ti­nua in­te­ri­na­men­te no car­go até hoje. Ele es­co­lheu co­mo seu can­di­da­to a vi­ce o pe­cu­a­ris­ta Vic­tor Hugo Sa­rai­va Car­va­lho Sil­va (PMDB).

O opo­si­tor, o em­pre­sá­rio Ade­nil­son Pa­che­co (PR), de 40 anos, tam­bém mo­ra na ci­da­de des­de cri­an­ça, já foi ve­re­a­dor e na elei­ção do ano pas­sa­do foi can­di­da­to a vi­ce-pre­fei­to de Jo­sé Pe­dro. Seu vi­ce é o ve­re­a­dor Ade­nil­son Pa­che­co (PV).

“Só dois gru­pos co­man­dam es­ta ci­da­de há mais de 50 anos e não se­rá des­ta vez que vai mu­dar, pois os dois can­di­da­tos re­pre­sen­tam jus­ta­men­te os gru­pos de sem­pre”, dis­se o pro­fes­sor Oro­til­de Pe­rei­ra de Sou­za, que mo­ra em San­ta Inês há 65 anos.

Dou­glas Mar­çal

Ape­sar de li­be­ra­da a cam­pa­nha, cli­ma se­gue de tran­qui­li­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.