Reu­niões co­me­çam em ou­tu­bro

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Le­o­nar­do Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com Es­tão pro­gra­ma­das para ou­tu­bro as pri­mei­ras reu­niões que do “Ami­go So­li­dá­rio”. O pro­je­to foi apro­va­do na Câ­ma­ra e san­ci­o­na­do pe­lo pre­fei­to Car­los Ro­ber­to Pu­pin no iní­cio des­te mês. A ideia é cri­ar uma cor­ren­te en­tre os mo­ra­do­res de uma de­ter­mi­na­da co­mu­ni­da­de no com­ba­te a di­ver­sos cri­mes. Ou­tro ob­je­ti­vo é es­trei­tar a re­la­ção en­tre vi­zi­nhos.

O pro­gra­ma quer com­por cé­lu­las, com três vi­zi­nhos ca­da, que vão fir­mar com­pro­mis­so de cui­dar da ca­sa do ou­tro, in­for­mar os mem­bros de sua cé­lu­la quan­do se au­sen­ta­rem por um lon­go pe­río­do, efe­tu­ar e re­ce­ber li­ga­ções a qual­quer ho­ra do dia ou da noi­te, em ca­so de si­tu­a­ções de ris­co.

As pri­mei­ras reu­niões es­tão pro­gra­ma­das para o Con­jun­to Sa­nen­ge, Jar­dins Su­ma­ré, An­dra­de e Al­vo­ra­da. O au­tor do pro­je­to Edson Luiz Pe­rei­ra (PMN) – que é po­li­ci­al mi­li­tar apo­sen­ta­do – vai par­ti­ci­par dos en­con­tros. Se­gun­do ele, a co­mis­são é com­pos­ta por re­pre­sen­tan­tes da PM, Cor­po de Bom­bei­ros, Gu­ar­da Mu­ni­ci­pal e do se­tor de fis­ca­li­za­ção do mu­ni­cí­pio.

“As as­so­ci­a­ções de ou­tros bair­ros tam­bém que ma­ni­fes­ta­rem von­ta­de, se­rão con­tem­pla­das com a nos­sa vi­si­ta. Des­ta for­ma, po­de­mos me­lho­rar a se­gu­ran­ça nos bair­ros e tam­bém in­cen­ti­var­mos o en­vol­vi­men­to en­tre vi­zi­nhos”, des­ta­cou .

O mo­ra­dor vai re­ce­ber um kit con­ten­do pla­ca ins­ta­la­da no por­tão ou mu­ro do imó­vel, imã de ge­la­dei­ra con­ten­do o te­le­fo­ne dos vi­zi­nhos e um api­to usa­do para ‘avi­sar’ quan­do há um sus­pei­to na área. Além dis­so, a ideia é con­fec­ci­o­nar uma car­ti­lha com as ori­en­ta­ções bá­si­cas e te­le­fo­nes de emer­gên­cia. “O in­te­res­se tem si­do tão gran­de que as pró­pri­as as­so­ci­a­ções que­rem cus­te­ar es­se

ma­te­ri­al”, co­men­tou Pe­rei­ra.

Fun­ci­o­na

A ideia te­ve co­mo ba­se um tra­ba­lho que co­me­çou na Zo­na 2 – cha­ma­do de Vi­zi­nho So­li­dá­rio. Quem ade­re ao pro­gra­ma pa­ga R$ 20 e re­ce­be o kit. O pro­gra­ma exis­te há al­guns anos, mas foi re­or­ga­ni­za­da em no­vem­bro pas­sa­do. Se­gun­do Gi­se­le Nogueira co­or­de­na­do­ra do pro­je­to e vi­ce-pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção dos Mo­ra­do­res do bair­ro, a ação co­me­çou com 14, hoje, con­ta com apro­xi­ma­da­men­te 100 vi­zi­nhos.

“Va­mos apre­sen­tar um ba­lan­ço em no­vem­bro, mas já sen­ti­mos no bair­ro que deu um re­sul­ta­do mui­to po­si­ti­vo. Di­mi­nuiu o nú­me­ro de pe­din­tes nas por­tas das ca­sas e tam­bém de sus­pei­tos”, co­men­tou Gi­se­le. Se­gun­do ela, o Con­se­lho Co­mu­ni­tá­rio de Se­gu­ran­ça (Con­seg) e o 4º Ba­ta­lhão da Po­lí­cia Mi­li­tar (BPM) au­xi­li­a­ram a exe­cu­ção e acom­pa­nham o an­da­men­to do pro­je­to. “Foi um pro­je­to pi­lo­to que vem dan­do cer­to. Não bas­ta co­lo­car uma pla­ca no por­tão, é ne­ces­sá­rio mais do que isso”, ava­li­ou.

Ra­fa­el Sil­va

Gi­se­le Nogueira, co­or­de­na­do­ra de pro­je­to de se­gu­ran­ça en­tre vi­zi­nhos na Zo­na 2: ex­pe­ri­ên­cia deu cer­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.