A pra­ça é do hip hop

OCU­PA­ÇÃO Ma­nos e mi­nas to­mam o Cen­tro, nes­te do­min­go, com o Hip Hop na Pra­ça; MCs, DJs, bre­ak e gra­fi­te são a atra­ção

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ariá­diny Ri­nal­di

ari­a­diny@odi­a­rio.com A pra­ça Re­na­to Ce­lidô­nio se­rá o pon­to de en­con­tro de vá­ri­os ar­tis­tas e aman­tes do mo­vi­men­to hip-hop da re­gião. A par­tir das 14h, acon­te­ce mais uma edi­ção do Hip Hop Na Pra­ça, pro­mo­vi­do pe­la OH2M (Or­ga­ni­za­ção do Hip Hop Ma­rin­ga­en­se). Na pro­gra­ma­ção es­tão di­ver­sas atra­ções que re­pre­sen­tam os qu­a­tro ele­men­tos da cul­tu­ra de rua: MCs, DJs, bre­ak e gra­fi­te. Ha­ve­rá tam­bém es­pa­ço preparado para ska­te e o slac­kli­ne, es­por­te de equi­lí­brio so­bre uma fi­ta de ny­lon (

O prin­ci­pal ob­je­ti­vo do en­con­tro, re­a­li­za­do des­de 2003, é abrir es­pa­ço para que ini­ci­an­tes pos­sam mos­trar o seu tra­ba­lho. Nes­ta edi­ção, es­tão con­fir­ma­dos ar­tis­tas de Ma­rin­gá, Cam­po Mourão, Lon­dri­na, Ci­a­nor­te, Ara­pon­gas, Sarandi e até de Bal­neá­rio Cam­bo­riú (SC).

“Os ar­tis­tas que es­tão co­me­çan­do ago­ra não têm es­pa­ço para di­vul­gar o seu ta­len­to, prin­ci­pal­men­te nu­ma ci­da­de pro­vin­ci­a­na co­mo Ma­rin­gá. O Hip Hop na Pra­ça é to­tal­men­te de­mo­crá­ti­co e vem para que­brar pa­ra­dig­mas. Mes­mo sen­do uma ci­da­de mo­vi­da pe­lo agro­ne­gó­cio, há ou­tros gê­ne­ros que não o ser­ta­ne­jo e que me­re­cem ser re­pre­sen- ta­dos”, diz o rap­per ma­rin­ga­en­se Ivan Ma­ri­nho, que vai se apre­sen­tar no even­to.

A OH2M acre­di­ta que es­te é o me­lhor ano para o hip hop no País, e, con­se­quen­te­men­te, para o mo­vi­men­to ma­rin­ga­en­se. “A ce­na está sen­do vis­ta com bons olhos por pes­so­as de to­das as ida­des e de to­das as clas­ses”, acre­di­ta Le­an­dro Ro­dri­gues, um dos in­te­gran­tes do grupo. A ex­pec­ta­ti­va dos or­ga­ni­za­do­res é de que pe­lo me­nos 2 mil pes­so­as pas­sem pe­la pra­ça ao lon­go do dia.

Após a frus­tran­te ex­pe­ri­ên­cia de ter edi­ções an­te­ri­o­res can­ce­la­das por cau­sa de chu­va, a OH2M pen­sou em um pla­no B. Se cho­ver, o en­con­tro se­rá trans­fe­ri­do para o Cen­tro da Ju­ven­tu­de, no Borba Ga­to (Rua das Si­bi­pi­ru­nas, nº 1523).

O Hip Hop na Pra­ça está sen­do re­a­li­za­do em par­ce­ria com a ASMK (As­so­ci­a­ção de Ska­tis­tas de Ma­rin­gá e com Amac (As­so­ci­a­ção Ma­rin­ga­en­se de Ar­tis­tas e Pro­du­to­res Cul­tu­rais). Re­ce­be tam­bém apoio da Se­cre­ta­ria de Cul­tu­ra e con­ta com efe­ti­vo da Po­lí­cia Mi­li­tar e da Gu­ar­da Mu­ni­ci­pal.

A OH2M vêm há do­ze anos di­fun­din­do a ar­te de rua na re­gião. Além do Hip Hop Na Pra­ça, o grupo tam­bém or­ga­ni­za edi­ções anu­ais do Hip Hop Res­ga­ta, sem­pre no mês de de­zem­bro. Ao lon­go des­ses anos, trou- xe­ram no­mes re­pre­sen­ta­ti­vos do hip hop bra­si­lei­ro para a ci­da­de, co­mo SNJ, DBS e a qua­dri­lha, Fac­ção Cen­tral, en­tre ou­tros.

Atu­al­men­te, a OH2M é for­ma­da por dez in­te­gran­tes, que vêm o hip hop co­mo fer­ra­men­ta es­sen­ci­al no com­ba­te às dro­gas e à cri­mi­na­li­da­de.“To­dos nós ga­nha­mos um no­vo sen­ti­do na vi­da por meio da ar­te de rua e que­re­mos pro­por­ci­o­nar es­sa opor­tu­ni­da­de pa­ra­to­do­so­sou­tros”,co­men­taGa­bri­el Zi­on, que tam­bém faz par­te do grupo. “Que­re­mos li­vrar es­sa mo­le­ca­da do mun­do das dro­gas. Com a mú­si­ca e a união de to­das as ex­pres­sões cul­tu­rais, po­de­mos cri­ar re­la­ções po­si­ti­vas com a co­mu­ni­da­de, for­ta­le­cer a au­to­es­ti­ma e os va­lo­res éti­cos e mo­rais do ci­da­dão”, com­ple­men­ta Nel­son Rother Ne­to, ou­tro mem­bro da­or­ga­ni­za­ção.

En­quan­to en­ti­da­de, a OH2M sem­pre foi in­for­mal. So­men­te ago­ra é que está bus­can­do se cons­ti­tuir ofi­ci­al­men­te. Para isso, seus mem­bros reú­nem-se se­ma­nal­men­te e dis­cu­tem es­tra­té­gi­as de ação. O ob­je­ti­vo prin­ci­pal é cri­ar uma ONG para ofe­re­cer cur­sos, ofi­ci­nas, ex­po­si­ções, apre­sen­ta­ções, pa­les­tras e de­ba­tes. “É co­mo diz o nos­so slo­gan: que­re­mos mo­vi­men­tar o mo­vi­men­to”, afir­ma Denis Ma­ri­nho, que tam­bém res­pon­de pe­la or­ga­ni­za­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.