Cul­tu­ra co­bra

Au­di­ên­cia Pú­bli­ca reu­niu na qu­ar­ta-fei­ra, na Câ­ma­ra, ar­tis­tas ma­rin­ga­en­ses para dis­cu­tir a si­tu­a­ção da cul­tu­ra lo­cal, em es­pe­ci­al, a Lei de In­cen­ti­vo

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com Uma ce­na que há mui­to tem­po não se via em Ma­rin­gá mar­cou a noi­te da úl­ti­ma qu­ar­ta-fei­ra: uma reu­nião re­a­li­za­da na Câ­ma­ra que uniu ar­tis­tas e pro­du­to­res cul­tu­rais da ci­da­de e o po­der público para dis­cu­tir a atu­al si­tu­a­ção da cul­tu­ra lo­cal. Em­bo­ra a as­sem­bleia para atu­a­li­za­ção da Lei Mu­ni­ci- pal de In­cen­ti­vo à Cul­tu­ra (Nº. 6.411/2003) vi­gen­te ti­ves­se di­ver­sos pon­tos a se­rem dis­cu­ti­dos, o fo­co da dis­cus­são foi o cum­pri­men­to de­la – em dez anos a lei só foi apli­ca­da du­as ve­zes, sen­do que a lei pre­vê um edi­tal anu­al para a área. “Fi­ca en­tão uma sú­pli­ca para que ocor­ra de fa­to a lei de in­cen­ti­vo, a im­plan­ta­ção do edi­tal”, dis­se um dos ar­tis­tas pre­sen­tes.

A pri­mei­ra fa­se foi para as apre­sen­ta­ções de pro­pos­tas, se­gui­da da se­gun­da fa­se vol­ta­da para as ré­pli­cas às pro­pos­tas apre­sen­ta­das e em sequên­cia, às tré­pli­cas. Os in­te­gran­tes da As­so­ci­a­ção Ma­rin­ga­en- se de Ar­tis­tas e Pro­du­to­res Cul­tu­rais (Amac) ti­ve­ram opi­niões con­trá­ri­as a pe­lo me­nos três prin­ci­pais pro­pos­tas fei­tas pe­lo Ins­ti­tu­to Cul­tu­ral In­gá (ICI), re­pre­sen­ta­do pe­lo seu pre­si­den­te Miguel Fer­nan­do Perez: a apli­ca­ção de re­nún­cia fis­cal para cap­ta­ção de re­cur­sos, agre­gar ao or­ça­men­to anu­al da cul­tu­ra to­da a or­ga­ni­za­ção do Na­tal In­gá, de mo­do que se­ja res­pon­sa­bi­li­da­de ex­clu­si­va da Se­cre­ta­ria de Cul­tu­ra a re­a­li­za­ção das ati­vi­da­des e a fi­xa­ção anu­al do va­lor des­ti­na­do para o in­cen­ti­vo cul­tu­ral.

A con­tra­pro­pos­ta dos ar­tis­tas foi fei­ta em re­la­ção à re­nún-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.