Aten­ção

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

cia fis­cal. Eles es­pe­ram que, além do edi­tal de in­cen­ti­vo à cul­tu­ra pro­mo­vi­do pe­la pre­fei­tu­ra, se­ja aber­ta a pos­si­bi­li­da­de dos pro­du­to­res/agen­tes cul­tu­rais cap­ta­rem re­cur­sos jun­to a Pes­so­as Fí­si­cas e Ju­rí­di­cas es­ta­be­le­ci­das em Ma­rin­gá. Tais re­cur­sos se­rão de­du­tí­veis dos va­lo­res glo­bais de IPTU e ISSQN dos in­cen­ti­va­do­res em até 10%. O grupo tam­bém se opõe ao apoio da lei mu­ni­ci­pal ao Na­tal In­gá, sob a ale­ga­ção de que o even­to tem na­tu­re­za mais co­mer­ci­al do que pro­pri­a­men­te cul­tu­ral. “Os re­cur­sos pú­bli­cos de­vem ser apli­ca­dos de for­ma de­mo­crá­ti­ca e ho­ri­zon­tal e não va­lo­ri­zar cer­tos cos­tu­mes cul­tu­rais em de­tri­men­to de ou­tros.”

Em re­la­ção à fi­xa­ção anu­al do va­lor a ser li­be­ra­do para pro­je­tos cul­tu­rais, os ar­tis­tas pe­dem que o vo­lu­me de re­cur­sos acom­pa­nhe o cres­ci­men­to da re­cei­ta anu­al do mu­ni­cí­pio. As­sim, ele não se­ria nem igual ou in­fe­ri­or ao va­lor con­ce­di­do no exer­cí­cio an­te­ri­or. Hoje, o mon­tan­te para o va­lor em ques­tão é de R$ 600 mil. Ou­tra in­di­ca­ção foi de que o edi­tal se­ja aber­to du­as ve­zes por ano. Es­ta­vam pre­sen­tes cer­ca de 40 pes­so­as, in­cluin­do o pre­si­den­te da Câ­ma­ra Ulis­ses Maia, o ve­re­a­dor Car­los Ma- riuc­ci (PT) e o se­cre­tá­rio de Cul­tu­ra Jo­vi Bar­bo­za.

Ao fi­nal, foi es­ta­be­le­ci­do um grupo de 11 pes­so­as para se reu­nir nos pró­xi­mos dias e es­miu­çar os itens dis­cu­ti­dos da lei para que es­ta vá para a apro­va­ção. “O ob­je­ti­vo é agir o mais rá­pi­do pos­sí­vel para que isso en­tre no or­ça­men­to do mu­ni­cí­pio e que pos­sa em­pla­car no ano que vem”, dis­se Ulis­ses Maia, que pro­me­teu re­a­li­zar mais reu­niões aber­tas à co­mu­ni­da­de para fo­men­tar e dis­cu­tir os as­sun­tos da cul­tu­ra em Ma­rin­gá -dis­po­si­ção es­sa elo­gi­a­da pe­los pre­sen­tes. Es­pe­ra-se que tan­to a lei quan­to fu­tu­ros en­con­tros co­mo es­te se con­cre­ti­zem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.